PUBLICIDADE

Publicidade

Guarani lança uniformes inspirados em K-pop para comemorar o Dia dos Namorados; veja imagens

Após camisa de time paulista se tornar febre na Coreia do Sul, clube aposta na nova conexão com o gênero musical

PUBLICIDADE

Por Daniel Vila Nova

O Guarani anunciou na tarde desta terça-feira, dia 11 de junho, uma linha de uniformes alternativa para celebrar o Dia dos Namorados. Com versões em verde e branco, as camisetas são inspiradas em uma fonte pouco usual: o K-pop, popular gênero musical sul-coreano.

PUBLICIDADE

Mas, afinal, o que a equipe do interior paulista, campeã brasileira de 1978, tem em comum com a música que domina as paradas com grupos como BTS, BLACKPINK e SEVENTEEN? Alguns anos atrás, a resposta seria “nada”.

Nos últimos meses, no entanto, o clube se tornou um ícone da moda sul-coreana e viu seu uniforme verde e branco se tornar tendências entre membros de grupos badalados, influenciadores digitais e cidadãos comuns da Coreia do Sul.

Guarani lança linha exclusiva de camisa inspirada em K-pop para o Dia dos Namorados. Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Em outubro de 2023, a japonesa Hanabashi Rio, integrante da banda japonesa Niziu, postou uma foto nas redes sociais utilizando uma réplica de uma camisa de 1996 do Guarani, ano em que a equipe fez uma excursão por território japonês.

A delegação bugrina venceu o Verdy Kawasaki, por 2 a 1, e depois perdeu para o Kashima Antlers, por 3 a 1. A passagem durou dez dias, mas os uniformes foram o grande destaque nas partidas. Produzida pela Dellerba, marca de artigos esportivos de São Paulo que dominou o futebol brasileiro no passado, a estética conquistou apaixonados no Brasil e na Ásia.

Quase 30 anos depois, os modelos do Guarani, com a marca Dellerba, são vendidos em sites e aplicativos de moda da Coreia do Sul. Não são réplicas idênticas, mas adaptações dos uniformes da equipe no período. Escudo e patrocínios se mantêm da época, mas com leves alterações, a principal sendo as cores e tecido dos produtos. Modelos nas cores rosa, azul e preta – algo impensável, já que é usado pela rival Ponte Preta. Os modelos têm cortes modernos e folgados, assim como o dos anos 1990.

No começo de 2024, mais dois casos curiosos. A cantora Gaeul, do grupo sul-coreano IVE, publicou uma imagem com um manto não oficial do time. Em seguida, a sua compatriota IU, que é cantora solo, utilizou um casaco com o escudo do Guarani estampado no peito em Milão, na Itália.

Publicidade

“Nós decidimos abraçar a ideia e ampliar essa conexão com a Ásia. Planejamos lançar essa coleção porque gerou uma repercussão positiva dos torcedores bugrinos. Temos a intenção de criar laços com novas culturas, ainda mais com o sucesso que essas artistas vêm alcançando mundialmente”, afirmou André Marconatto, presidente do Guarani.

Os novos uniformes

A nova linha conta com dois modelos femininos na versão cropped, disponível nas cores verde e branco, e na unissex de manga longa apresentada na cor verde. O estilo retrô é inspirado nas camisas usadas pelas idols asiáticas. Em tecido Dry Sport Fenix, todos possuem gola V e faixas que vão das laterais até as mangas. A camisa já pode ser adquirida no site do clube e chega em dois valores: R$ 169,90 (Cropped) e R$ 189,90 (Manga Longa).

Guarani lança linha exclusiva de camisa inspirada em K-pop para o Dia dos Namorados Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.