Publicidade

Marcos Leonardo e Mendoza marcam, Santos goleia Portuguesa e se mantém vivo no Paulistão

Lucas Lima também se destaca e ajuda equipe alvinegra a aliviar pressão por resultados no Estadual

PUBLICIDADE

Foto do author Gonçalo Junior
Por Gonçalo Junior
Atualização:

Com boas atuações individuais de Marcos Leonardo e Mendoza – autores de dois gols cada um – e uma reestreia promissora de Lucas Lima em casa, o Santos venceu a Portuguesa por 4 a 0 neste domingo, 19, na Vila Belmiro.

PUBLICIDADE

A goleada afasta o risco de rebaixamento e mantém as esperanças de classificação do time à fase final do Campeonato Paulista. Hoje, a equipe tem um ponto de desvantagem para a zona de classificação, pois foi beneficiada pelo derrota do Botafogo para o São Bernardo.

Em situação oposta, a Portuguesa tem dois jogos para tentar se livrar do rebaixamento, situação que parece mais próxima a cada rodada. A equipe tem a pior campanha ao lado do Ituano.

Santos não tem dificuldades, atropela Portuguesa e afunda rival da capital. Foto: Raul Baretta/ Santos FC

O time da Vila abriu o placar no primeiro lance de ataque, quando as equipes ainda estudavam os posicionamentos iniciais. Após tabela entre Marcos Leonardo e Lucas Lima com um minuto de jogo, o atacante finalizou bem na saída do goleiro. Era o fim de um jejum de oitos jogos do atacante de 19 anos.

Embora o retorno do meia Lucas Lima ao Santos tenha sido marcado por controvérsia – muitos torcedores não engoliram algumas declarações quando se transferiu ao Palmeiras -, o meia se encaixou bem nos primeiros jogos. Depois de uma estreia tímida no empate com o São Bernardo, o camisa 23 distribuiu bem as jogadas, clareou os ataques para os velocistas e foi fundamental na vitória em sua reestreia na Vila Belmiro.

Logo na primeira assistência, ele reverteu as tentativas de vaias. Com bastante mobilidade, o meia conseguiu espaços e também ajudou na marcação dos defensores. Foi o próprio meia que interceptou um passe ruim da defesa rival e tocou para Marcos Leonardo fazer o segundo aos 18 minutos.

Desde o início do jogo, a Lusa tinha muitas dificuldades na defesa, seja para sair jogando ou para tentar segurar a mobilidade dos atacantes rivais. O drama era ainda maior na hora de o time se recompor após uma bola perdida. É um time que dá muitos espaços. Isso ficou claro no terceiro gol, quando Marcos Leonardo foi garçom e deixou Mendoza livre para marcar aos 31.

Publicidade

As dificuldades do time visitante se tornaram incontornáveis quando Marzagão foi (bem) expulso após cotovelada em Sandry. Com um a menos, abatido diante do risco de rebaixamento e atrás no placar, a Portuguesa tinha a missão de evitar uma goleada.

Mas não conseguiu. Aos 5 minutos, Mendoza completou para o gol após desvio de cabeça de Bauermann e marcou seu segundo gol no jogo. Diante do placar decicido, o Santos desacelerou as jogadas de ataque e passou a cadenciar a partida. O técnico Odair Hellman trocou os principais jogadores antes dos 30 da etapa final. Lucas Lima e Marcos Leonardo saíram aplaudidos da Vila.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 4 x 0 PORTUGUESA

GOLS: Marcos Leonardo, a 1 e aos 18 e Mendoza, aos 31 do 1º T e aos 5 do 2º T

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim (Bauermann) e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Sandry (Fernandez), Dodi, Lucas Lima (Daniel Ruiz) e Ângelo; Marcos Leonardo (Rwan) e Mendoza. Técnico: Odair Hellmann

PORTUGUESA: Thomazella; Pará, Robson, Bruno Leonardo e Marzagão; Fabiano (Mizael), Madison, Tauã e Paraizo (Richard); João Victor (Thallyson) e Gustavo Ramos. Técnico: Gilson Kleina

AMARELOS: Fabiano, Joaquim, Tauã,

Publicidade

VERMELHO: Marzagão

PÚBLICO: 10.588 pagantes

RENDA: R$ 534.092,50

JUIZ: Raphael Claus

LOCAL: Vila Belmiro

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.