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O que levou à queda da dinastia do Bayern de Munique na Alemanha?

Bayer Leverkusen se livrou da pecha de vice e derrubou a hegemonia do clube bávaro

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Por Redação

O primeiro título alemão da história do Bayer Leverkusen, conquistado há pouco mais de duas semanas, consagrou o trabalho impecável do técnico Xabi Alonso e enterrou o apelido “Neverkussen”, como rivais chamavam o clube em razão da ausência de um título nacional em seu currículo. Além disso, colocou fim ao império do Bayern de Munique, campeão alemão por onze anos consecutivos até 2023.

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Xabi chegou ao Leverkusen em outubro de 2022 e terminou a temporada passada na sexta colocação. Com suas ideias mais bem assimiladas pelo elenco em 2023/2024, viu o time destoar dos demais adversários, tanto que ainda não perdeu nesta temporada. A equipe campeã ainda tem quatro rodadas para disputar na liga nacional, está na semifinal da Liga Europa e na final da Copa da Alemanha.

A conquista inédita do Lervekusen e o fim da hegemonia do Bayern de Munique representam uma possível nova era do futebol alemão. Nas temporadas anteriores, Borussia Dortmund e RB Leizpig já haviam ameaçado o domínio dos bávaros, mas não tiveram capacidade de manter o bom desempenho nos momentos mais decisivos.

O Bayer Leverkusen foi campeão alemão pela primeira vez em sua história. Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Para Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, agência norte-americana comandada pelo cantor Jay-Z e que gerencia as carreiras de atletas como Endrick, Vinicius Jr e Lucas Paquetá, a despontada de Xabi Alonso como um treinador de primeira prateleira pode significar um marco para o futebol na Alemanha nos próximos anos.

“O que vimos nessa temporada foi o surgimento de um novo fenômeno, de algo extraordinário. Vimos o início da carreira de um treinador que já pode ser visto como um dos que vai, na próxima década, influenciar como o futebol será jogado na liga taticamente mais disruptiva do mundo, que é a alemã. A liga não mudou, ao contrário do que muitos pensam, mas por conta da aparição dele, vai mudar a partir de agora. Existe um novo desafio na mesa: vencer o modelo de jogo de Xabi Alonso”, afirma Thiago.

Valorização da liga nacional

O fator de novidade trazido por Xabi Alonso e seu esquadrão invicto ajuda, ainda, a valorizar o Campeonato Alemão, que, nos últimos anos, nunca foi visto como um dos mais atrativos, justamente em razão da falta de competitividade na briga pelo título.

Financeiramente, o futebol alemão é um sucesso. Os 36 clubes das duas principais divisões do país registraram recorde de receita durante a temporada passada, com o faturamento de 5.24 bilhões de euros, segundo dados fornecidos pela Liga Alemã de Futebol. No período, o valor proveniente da venda de ingressos quase duplicou e atingiu 536,5 milhões de euros. Já os lucros com marketing chegaram a 1.52 bilhão euros. Atualmente, 70% da receita total da Bundesliga é composta por ganhos de mídia, marketing e ingressos.

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“Ao longo dos últimos anos, o Campeonato Alemão se consolidou como um dos mais fortes e valiosos do mundo. Embora ainda haja uma grande disparidade financeira entre o Bayern de Munique e as demais equipes, o aumento do faturamento da liga pode ajudar essas diferenças a diminuir. Nesse sentido, explorar receitas de marketing de forma estratégica, incentivando a adesão dos torcedores, é algo fundamental para que os clubes possam potencializar seus lucros e realizar bons investimentos esportivos. O Leverkusen conseguiu unir estes pontos e é representa um bom exemplo a se espelhar”, afirma Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap.

Com mais poder financeiro, o Leverkusen foi um dos times capazes de investir com mais força para bater de frente com o Bayern. Xabi Alonso atuou no mercado, em busca de peças compatíveis à sua filosofia de jogo, e conseguiu trazer nomse como o volante Granit Xhaka, então no Arsenal, e o lateral Álex Grimaldo, que estava no Benfica e terminou a temporada como líder de assistências do campeonato.

Xabi Alonso foi muito festejado pelos jogadores do Bayer. Foto: Martin Meissner/AP

Maior interesse

Todo este cenário também levou o público brasileiro a ter um envolvimento maior com o Campeonato Alemão, até em razão das diversas opções de transmissão. Na CazéTV, dentro do YouTube, a partida entre Bayer Leverkusen e Werder Bremen, por exemplo, apresentou mais de 1,5 milhões de visualizações.

Para Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports, o maior alcance e audiência do campeonato são diferenciais que podem ser muito positivos para os clubes quando bem explorados.

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“A reta final da Bundesliga atraiu as atenções dos amantes de futebol ao redor do mundo. Por estar na briga direta pelo título, o Leverkusen esteve em evidência no mundo esportivo. Com a popularização dos canais de transmissão, a imagem do clube foi exibida em diversos países, com uma grande audiência. Essa exposição ajuda a reforçar a marca do clube, gera engajamento nas redes e novas formas de receitas, que podem ser exploradas com a fidelização de novos fãs”, explica.

Agora, após a conquista da Bundesliga, o Bayer Leverkusen volta suas atenções para a reta final da Europa League. Nesta quinta-feira (18), os comandados de Xabi Alonso empataram em 1 a 1 com o West Ham, da Inglaterra, fora de casa, e asseguraram a classificação para a semifinal do torneio. Na ida, na Alemanha, o time alemão havia vencido por 2 a 0. A vaga na final será em duelos com a Roma.

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