PUBLICIDADE

Publicidade

Schalke 04 remove nome de patrocinador russo de suas camisas após invasão da Ucrânia

Tradicional clube do futebol alemão não exibirá logotipo da Gazprom em seu uniforme nos próximos compromissos da equipe

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Schalke 04, tradicional clube da Alemanha que atualmente disputa a segunda divisão do campeonato nacional, decidiu remover o nome e o logotipo da empresa de gás russa Gazprom, seu principal patrocinador, de suas camisas após o ataque da Rússia à Ucrânia. 

"Tendo em vista os acontecimentos, desenvolvimento e deterioração dos últimos dias, o FC Schalke 04 decidiu retirar a palavra 'Gazprom' de suas camisas", disse o clube em comunicado nesta quinta-feira. 

Símbolo da Gazprom na camisa do Schalke 04 Foto: LEON KUEGELER / POOL / AFP

PUBLICIDADE

As camisas terão apenas o nome 'Schalke 04' do próximo jogo no sábado em Karlsruhe. O Schalke é um histórico clube de futebol alemão, várias vezes campeão no século 20, mas atualmente lutando para subir para a Bundesliga. 

Um pouco mais cedo nesta quinta-feira, Matthias Warnig, diretor da empresa que opera o gasoduto Nord Stream 2, que liga a Rússia à Alemanha, renunciou ao conselho de administração do clube, após receber sanções dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira sanções contra o 'Nord Stream 2 AG' e seus principais líderes, incluindo Warnig, nomeado em 2019 pela Gazprom como representante da empresa no Schalke.

Após o reconhecimento de Moscou da independência das autoproclamadas "repúblicas" pró-Rússia no leste da Ucrânia, a Alemanha suspendeu na terça-feira o projeto do gasoduto Nord Stream 2, que ainda não estava em serviço.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.