Em uma estratégia ousada, mas que se provou brilhante, George Russell venceu o GP da Bélgica de Fórmula 1, realizado neste domingo, 28. Com apenas uma parada no longo e desgastante circuito de Spa-Francorchamps, o britânico resistiu com maestria e conduziu uma heroica dobradinha da Mercedes com Lewis Hamilton. Oscar Piastri (McLaren) completou o pódio.
Desde a classificação, com a pole totalmente inesperada de Charles Leclerc, Spa-Francorchamps preparou um final de semana para contrariar qualquer lógica. Era óbvio desde os treinos livres que o melhor ritmo de corrida pertencia à McLaren, portanto não haveria dificuldades para que Lando Norris e Piastri entrassem na briga pela vitória.
Era lógico também que Max Verstappen, de motor novo e um carro bem acertado para o veloz circuito belga, facilmente escalaria o pelotão mesmo partindo de 11º e surgiria como um player na disputa do pódio. O mesmo valia para Sergio Pérez, um natural candidato à vitória com o segundo lugar no grid.

O que ninguém esperava era que a Mercedes fosse dar o bote, primeiro com um ritmo de corrida muito forte, mas também com uma tática maluca e impressionantemente assertiva de Russell, com apenas uma parada. A ideia veio quando o piloto percebeu que daria para poupar a borracha até o fim, e o time de Brackley resolveu confiar no feedback do britânico.
Hamilton, no entanto, vinha logo atrás com borracha mais nova, portanto segurar a liderança seria um verdadeiro milagre para George. E ele foi heroico, recebendo a bandeirada em primeiro com 0s5 de vantagem sobre Lewis.
Charles Leclerc foi o quarto, com Verstappen arrancando um quinto lugar. Lando Norris, em largada desastrosa, foi apenas o sexto, com Carlos Sainz, Sergio Pérez, Fernando Alonso e Esteban Ocon completando o top-10.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
Confira a classificanção final do GP da Bélgica de Fórmula 1:
- George Russell (ING/Mercedes),
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 0s526
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 1s173
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 8s549
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 9s226
- Lando Norris (ING/McLaren), a 9s850
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 19s795
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 43s195
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 49s963
- Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 52s552
- Daniel Ricciardo (AUS/RB), a 54s926
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min03s011
- Alexander Albon (TAI/Williams), a 1min 03s651
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1min04s365
- Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1min06s631
- Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber), a 1min10min638
- Yuki Tsunoda (JAP/RB), a 1min16s737
- Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1min26s057
- Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 1min28s833
- Não completaram: Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber).