PUBLICIDADE

Publicidade

Federer e Nadal se opõem a Djokovic na criação de nova associação de tenistas

ATP e WTA também se manifestam contra proposta do tenista sérvio: 'É hora de uma colaboração ainda maior, não de divisão'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Roger Federer

,

Rafael Nadal

e outros membros do conselho de jogadores da

Associação de Tenistas Profissionais

(ATP) se colocaram contrários à proposta do número um do mundo,

Novak Djokovic

, e do canadense

Publicidade

Vasek Pospisil

, de criar uma nova organização, atraindo a atenção para os bastidores políticos do tênis antes do

US Open

, que começa nesta segunda-feira.

Também foram contra a ideia de Djokovic a própria ATP, bem como outros órgãos reguladores da modalidade, como a Associação de Tênis Feminino (WTA) e a organização dos quatro torneios de Grand Slam. "É hora de uma colaboração ainda maior, não de divisão", disseram as entidades, por meio de um comunicado em conjunto.

Federer e Nadal se opõem a Djokovic na criação de nova associação de tenistas. Foto: Marko Djurica/Reuters

PUBLICIDADE

Depois de uma reunião na noite de sábado, Pospisil publicou em suas redes sociais a imagem de um grupo de jogadores usando máscaras para se proteger da pandemia. Eles apareceram em uma quadra onde será disputado o US Open. Ao lado da imagem, Pospisil escreveu: "Temos o prazer de anunciar o início da Associação dos Jogadores de Tênis Profissional" (PTPA, na sigla em inglês).

Djokovic insistiu que é uma associação, não um sindicato, embora a distinção não fosse totalmente clara.

Publicidade

A associação "não surge para ser combativa, para alterar ou causar qualquer problema dentro ou fora das quadras de tênis. Simplesmente para unificar os jogadores, fazer nossas vozes serem ouvidas e influenciar as decisões que afetam nossas vidas e meios de subsistência", escreveu Pospisil.

Um e-mail enviado aos jogadores durante a semana indicava que Djokovic e Pospisil seriam os primeiros presidentes do grupo, que também seria liderado por nove curadores, todos jogadores.

Os jogadores de tênis não têm um sindicato que os represente e negocie salários e outros assuntos com os principais empregadores neste negócio. Cada jogador de tênis é um contratante independente. Alguns têm reclamado e exigem uma parcela maior da receita gerada pelos Grand Slams. A ideia de uma união de jogadores vem sendo estudada desde 2018.

"Não estamos pedindo boicotes. Não estamos formando circuitos de torneios paralelos", assegurou Djokovic após vencer o Torneio de Cincinatti neste sábado, competição preparatória para o Grand Slam norte-americano. Ele considera que a PTPA pode coexistir com a ATP.

"Claro que adoraria a inclusão de Roger e Rafa. Claro que adoraria a participação de todos os jogadores. Mas eu entendo", disse o tenista sérvio. "Eu realmente entendo que alguns deles têm opiniões diferentes e não acham que seja o momento certo", completou.

Djokovic foi presidente e Pospisil membro do conselho de jogadores da ATP, mas ambos renunciaram, bem como o norte-americano John Isner.