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Conheça novo modelo de carro da Fórmula E para 11ª temporada; veja fotos

Gen3 Evo será capaz de sair de 0 para 100 km/h em 1,86 segundo, aceleração 30% mais rápida que a de um carro de Fórmula 1

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Foto do author Marcos Antomil
Por Marcos Antomil

A Fórmula E, categoria de carros elétricos, colocará nas pistas uma evolução do carro da terceira geração (Gen3 Evo) a partir da próxima temporada, que começa no fim de 2024. O novo modelo foi apresentado em Mônaco, às vésperas do E-Prix do Principado, que acontece neste fim de semana. O monoposto promete ser o elétrico mais rápido de todo o planeta, além de o mais eficiente, sustentável e potente, capaz de chegar a 320 km/h.

Uma das principais novidades diz respeito à capacidade de aceleração do carro. O novo modelo será capaz de sair de 0 para 100 km/h em 1,86 segundo, isso significa que será 30% mais rápido que um carro de Fórmula 1 e um incremento de 36% em relação ao atual carro da Fórmula E.

Novo modelo de carro da Fórmula E apresenta evoluções com relação ao monoposto utilizado nas últimas duas temporadas. Foto: Fórmula E

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Essa evolução fará com que o Gen3 Evo, assim batizado pela categoria, proporcione corridas ainda mais equilibradas, diante de uma carroceria mais robusta e aerodinâmica. Os pneus também serão modificados para aumentar a capacidade de aderência - que faz o carro “grudar” no chão e fazer curvas em alta velocidade sem derrapar - entre 5 e 10%. De acordo com a categoria, os pneus terão material reciclável em 35% de sua composição.

“O GEN3 Evo anuncia um capítulo inovador na evolução da Fórmula E, personificando a nossa dedicação à inovação e ao alto desempenho alcançado de forma sustentável. Apresentando uma aceleração sem precedentes e um design aerodinâmico avançado, o carro pretende intensificar a emoção das nossas corridas, cativando os nossos pilotos e fãs em todo o mundo com capacidades e desempenho verdadeiramente superiores”, afirmou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Os carros também terão capacidade de regenerar nas frenagens quase 50% da energia usada durante toda a prova, totalizando 600 kW. O motor elétrico usado nessa nova geração tem 90% de eficiência, superando com grande margem os motores a combustão, que têm 40% de eficiência. O monoposto aumentará em cerca de 19kg seu peso, passando para 859kg. Pela primeira vez, o sistema AWD (all-wheel drive, que libera a tração de todas as rodas maximizando a aceleração e o controle sobre o carro) será ativado também no modo ataque durante as corridas, além das largadas e do treino classificatório.

O Gen3 Evo da Fórmula E estará nas pistas na próxima temporada. Foto: Fórmula E

“A FIA e a Fórmula E têm trabalhado arduamente no processo de desenvolvimento deste novo carro, que representa mais um avanço significativo na tecnologia de corrida elétrica. Gostaria de agradecer às equipes da FIA e da Fórmula E pelo trabalho árduo que sublinha o nosso compromisso partilhado de ultrapassar os limites do automobilismo sustentável, ao mesmo tempo que proporcionamos corridas competitivas”, analisou Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A Fórmula E passará por cinco cidades até a conclusão da atual temporada: Mônaco, Berlim, Xangai, Portland e Londres. São Paulo tem contrato para abrigar mais três provas no Complexo do Anhembi. Para a próxima temporada, o evento na capital paulista deve ser antecipado para dezembro de 2024 ou janeiro de 2025, dado o tempo necessário para montagem e desmontagem da pista e a preparação para os desfiles das escolas de samba.

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