Publicidade

Sebastian Vettel vai guiar McLaren de Ayrton Senna em homenagem na Itália

Ex-Fórmula 1 estará no GP de Emilia-Romagna e fala em admiração ao piloto brasileiro

PUBLICIDADE

Foto do author Milena Tomaz
Por Milena Tomaz
Atualização:

O ex-piloto de Fórmula 1, Sebastian Vettel, vai guiar a McLaren MP4/8 de Ayrton Senna no dia 19 de maio durante o Grande Prêmio da Itália, conhecido como Emilia-Romagna, que será em Ímola. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 1º de maio, data que marca os 30 anos da morte do brasileiro.

“Se passaram 30 anos do acidente dele, e eu gostaria de prestar uma homenagem a Ayrton”, disse Vettel. O carro foi usado por Senna no ano de 1993, e marcou a última temporada do piloto na McLaren antes de ser transferido para a Williams. “Ayrton Senna não foi apenas um piloto que valorizei muito por ser um dos melhores que o automobilismo já viu, mas também por ter sido um homem de grande compaixão”, afirmou ele.

Ayrton Senna agita a bandeira brasileira após conquistar o GP Brasil, em São Paulo. Foto: Edu Garcia/AE

Sebastian Vettel é tetracampeão de Fórmula 1 e se aposentou das pistas em 2022. Essa será a segunda vez que o alemão vai pilotar a McLaren MP4/8. A primeira foi durante o Festival da Velocidade Goodwood, que aconteceu no Reino Unido, em julho de 2023. A parceria entre Ayrton Senna e a máquina gerou cinco vitórias na temporada 1993; uma delas foi no GP do Brasil, e a outra no GP da Europa em Donington Park.

A homenagem do alemão será no mesmo local em que Senna sofreu o acidente fatal em 1994. O piloto bateu em uma curva do circuito de Ímola durante o GP de San Marino da Fórmula 1, e se chocou em uma parede de concreto a uma velocidade de mais de 200 km/h. Na época, o brasileiro foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.