PUBLICIDADE

Publicidade

Xandy Negrão, ex-piloto da Stock Car e ícone do automobilismo brasileiro, morre aos 70 anos

Fundador da Medley, maior empresa do ramo farmacêutico do Brasil, ele fazia tratamento contra um câncer

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Alexandre Funari Negrão, mais conhecido como Xandy Negrão, ex-piloto da Stock Car e ícone do automobilismo brasileiro, morreu nesta quarta-feira, dia 24, aos 70 anos, vítima de câncer. A notícia foi confirmada no perfil oficial da Stock Car. Em sua carreira, o piloto foi quatro vezes vice-campeão da categoria. Ele morreu em sua casa, em Campinas, cidade onde nasceu em 1953.

Xandy foi vice-campeão da Stock Car em 1995, 1996, 1997 e 1999. Ao todo, disputou 108 corridas, com 21 vitórias e 59 pódios, além de 23 poles. Ao final de sua carreira nas pistas, investiu no ramo empresarial. Ele fundou a Medley, um dos maiores laboratórios do ramo de medicamento genéricos do País. Em 2009, vendeu a empresa por US$ 664 milhões para o grupo francês Sanofi. Desde então, se dedicava à criação de gado e era dono de uma propriedade em Goiás.

Xandy Negrão morreu nesta quarta-feira aos 70 anos, vítima de câncer. Foto: Divulgação/Stock Car

PUBLICIDADE

“O ano de 2023 está batendo pesado na gente. Mais um grande da nossa história se foi nesta quarta-feira. Um competidor duro, mas sem perder a alegria. Brincalhão, mas sempre profissional. Assim que ele será lembrado por nós”, escreveu o perfil da Stock Car, categoria que ele disputou entre 1983 e 2003. Xandy também teve passagens por campeonatos de endurance.

Sua família seguiu seu caminho no automobilismo. Seu filho, Alexandre Sarnes Negrão, o Xandynho Negrão, teve passagem pela Stock Car e conquistou, ao lado do pai, a Endurance Brasil, em 2020. Guto e André Negrão, irmão e sobrinho, também tiveram experiências no automobilismo.

Xandy era o patriarca de uma das famílias mais ricas do Brasil. Em levantamento da Forbes, de 2021, figurava na 100ª posição, com um patrimônio estimado em R$ 4,7 bilhões. Xandynho foi casado, entre 2017 e 2021, com a atriz Marina Ruy Barbosa.

Homenagens

Thiago Camilo, Gabriel Casagrande, Ricardo Maurício e Enzo Elias, pilotos da Stock Car, são algumas das personalidades que prestaram homenagens a Xandy nesta quarta-feira, após a notícia de sua morte. Rubinho Barrichello, ex-piloto da Fórmula 1, também prestou sua homenagem. “Lembrarei sempre do teu humor e das risadas. Obrigado por tudo que fizeste pelo nosso automobilismo. Descanse em paz”, escreveu.

Cacá Bueno, filho de Galvão e piloto da Stock Car, lamentou a morte de Xandy. “Tristeza profunda. Se tem uma família que eu realmente amo no automobilismo é a do Negrão, todos eles”, afirmou, por meio de sua conta do Instagram. Wallace de Souza, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, também comentou na publicação da Stock Car que anunciou a morte de Xandy. “Sentimentos à família”.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.