Foto do(a) blog

Conversa de pista

Opinião|A nova Ferrari SF24 e um copo meio vazio

Scuderia apresenta carro 95% novo, futuro de Horner segue incerto.

PUBLICIDADE

Atualização:
Imagem vazada do novo Red Bull é usada para atenuar crise da equipe (SportsNow)  

O futuro de Christian Horner como líder da equipe Red Bull continua gerando manchetes mundo afora em uma semana marcada pelo lançamento de novos carros. Para atenuar o impacto de um fato que desgasta a imagem da mais lucrativa dos times da Fórmula-1, fotos do novo RB-20, feitas durante a produção de um filme promocional, vazaram para a imprensa especializada.Esta manhã a Ferrari apresentou publicamente do SF-24, monoposto que entregará a Charles Leclerc e Carlos Sainz nesta temporada. Alpine, Aston Martin, Haas, Stake e Williams já divulgaram imagens dos seus modelos para esse ano.

PUBLICIDADE

Dois fatos indicam que a permanência de Christian Horner como líder da equipe Red Bull está mais para o copo meio vazio do que para um copo meio cheio. A primeira é que seu depoimento na última sexta-feira não satisfez aos seus inquisidores, todos eles sem ligação com o time, e a investigação sobre seu comportamento prossegue. A segunda é o fato que dois pesos pesados do planeta F-1, Bernie Ecclestone e Stefano Domenicali (atual administrado da categoria) aconselharam Horner a renunciar do seu cargo da maneira mais sutil possível, se é que isso possa acontecer de maneira discreta. A indecisão que envolve sua ligação com o time traz prejuízos a ele, à equipe, aos patrocinadores e, importante lembrar, à própria categoria. Conheça a seguir os principais detalhes dos novos carros para temporada 2024.

Ferrari

Novo Ferrari SF-24 foi apresentado esta manhã (Ferrari)  

Bastante modificado em relação ao modelo de 2023, o de acordo com Frédéric Vasseur apenas indicou que o SF-24 é bastante distinto em relação ao modelo do ano passado:

"Nós trocamos 95% dos componentes do carro de 2023. Talvez você possa considerar que isso é uma revolução..."

Publicidade

Dentro do que foi possível notar na apresentação online feita esta manhã, notava-se a manutenção do mesmo conceito de suspensão nos eixos dianteiro e traseiro. Tanto Vasseur quanto Carlos Sainz, que faz este ano sua última temporada pela Scuderia, mostraram-se conservadores com relação ao desempenho do carro. O espanhol foi quem mais falou a respeito:

"Nos testes de simulador o carro mostrou um comportamento bastante diferente, mas só saberemos se ele é melhor após um teste de pista."

Alpine

Novo Alpine A524 tem novidades no chassi e motor com novo escapamento (Alpine)  

Após uma temporada de grandes mudanças em postos de liderança a francesa Alpine foi além do normal e apresentou o A524, seu carro de F-1 para este ano,junto com o modelo que disputará o Campeonato Mundial de Resistência (WEC na sigla em inglês). O modelo é bastante diferente do carro usado em 2023, como explica o piloto Pierre Gasly:

"No meio da temporada notamos que não poderíamos melhorar o desempenho do carro. Decidimos então arriscar em um conceito totalmente novo, o que nos prejudicou inicialmente, mas que tem um grande potencial a ser descoberto.

Publicidade

Um dos trunfos da marca francesa é o desenvolvimento do motor V6 projetado e construído em Viry-Chatillon, na França. Entre as alterações consta o novo desenho dos canos de escapamento, que agora tem terminação reta e diminui o efeito de contrapressão aerodinâmica na parte traseira

Aston Martin

Aston Martin de 2024 revelou soluções do Mercedes W14 (Aston Martin)  

O novo Aston Martin AMR24 mantém a tradição do time liderado por Lawrence Stroll utilizar o máximo de peças projetadas para os carros da equipe Mercedes. Os elementos de suspensão corroboram isso e dão mostras de que o carro do time alemão utilizará o sistema pushrod na traseira, opção em que a ligação do cubo de roda e o amortecedor é feita da base do primeiro a parte superior do segundo. O mesmo conceito é empregado na dianteira. De acordo com o diretor técnico Dan Fallows isso melhora o fluxo aerodinâmico nessa parte do carro:

"Nós herdamos essa nova suspensão da Mercedes, que também nos fornece a caixa de câmbio. Essa opção garante melhor fluxo de ar para o aerofólio."

Outras alterações, mais sutis estão no contorno superior da asa dianteira e nas entradas de ar para os radiadores laterais.

Publicidade

Haas

Haas VF24 tem potencial ainda não revelado (Haas)  

As maiores alterações da equipe Haas para 2024 não estão no modelo VF-24, o primeiro lançamento da temporada. De acordo com Ayao Komatsu, que assumiu o posto de chefe de equipe após a demissão de Günther Steiner, o andamento do projeto para esta temporada sofreu um atraso de dois meses devido à necessidade de fazer uma atualização para o VF-23, solução que estreou no GP dos EUA, em Austin, e que não mostrou grandes resultados. Komatsu deixa claro as expectativas bastante realistas:

"Por causa disso o VF-24 não é tão avançado quanto poderia ser. Nossa equipe está se recuperando bem, mas devemos ser realistas porque nossos competidores são espertos e também estão melhorando seus carros."

Além da chefia da equipe, também mudaram o projetista chefe - Simone Resta foi substituído por Andrea De Zordo -, e Damien Brayshaw (igualmente ex-Ferrari) foi promovido a diretor de desempenho com atribuições que incluem o departamento de aerodinâmica.

McLaren

Publicidade

Novo grafismo da equipe foi apresentado em modelo de 2023 (McLaren)  

A McLaren apresentará seu novo carro amanhã. No início do mês equipe revelou grafismo para 2024.

Mercedes

Mercedes apresenta amanhã o sucessor do W13 (Mercedes)  

A exemplo da McLaren, a Mercedes também apresenta o W-15 amanhã.

Red Bull

Equipe que este ano ocupa mais manchetes em função de acontecimentos colaterais, a Red Bull marcou para quinta-feira a apresentação do seu novo carro. Muito provavelmente consequência de um exercício de relações públicas para amenizar o desgaste provocado pela sindicância que é feita em relação ao comportamento de Christian Horner, imagem do carro feita durante a produção de um filme promocional em Silverstone foram vazadas para alguns veículos de imprensa. Além da permanência de Horner no time que dominou a temporada de 2023, questiona-se cada vez mias a manutenção do projetista Adrian Newey e do diretor técnico Pierre Wache para a Ferrari.

Publicidade

Sauber

Sauber vai alternar nomes da equipe para contornar legislação (Sauber)  

Por causa da legislação suíça sobre publicidade de cassinos e apostas, a Sauber vai alternar o nome de sua equipe durante a temporada. Em países onde o objeto de atuação da marca Stake, uma rede de cassinos online que opera com criptomoedas, e a Kick, que pertence ao mesmo grupo e incorpora jogos eletrônicos em sua plataforma. Sobre o modelo C44, o presidente da equipe, Alessandro Alunni Bravi, declarou tratar-se de uma ruptura em relação ao carro de 2023:

"Graças ao talento de James Key e sua equipe técnica o C44 é o início de um novo projeto."

Além do novo grafismo, que explora as cores preto forco e verde fosforescente, o monoposto suíço de 2024 incorpora suspensão pushrod e uma asa dianteira com laterais pronunciadas. Estima-se que a asa traseira mostrada na apresentação do carro não seja a solução a ser utilizada durante esta temporada.

Vcarb

Publicidade

Ex-Toro Rosso e ex-AlphaTauri agora usa Vcarb como nome oficial (Red Bull Content Pool)  

Sim, é esse o novo nome da AlphaTauri, ex-Toro Rosso, equipe B do grupo Red Bull. Como forma de capitalizar a tecnologia mais avançada gerada pela Red Bull, o time baseado em Faenza, Itália, vai utilizar mais componentes da sua co-irmã, opção explorada pela Haas em relação à Ferrari e pela Aston Martin em relação à Mercedes.

Williams

Embora ainda não seja conhecido, o FW46 é o primeiro projeto do time de Grove desde que James Vowles (ex-Mercedes) assumiu a direção do time fundado por Sir Frank Williams. Confirmando o potencial do mercado americano a pintura a ser usada este ano foi apresentada em um carro de 2023 em evento realizado na loja-modelo da marca Puma em Nova York. Segundo Vowles, a principal característica do monoposto não é técnica:

"Desde que eu comecei a trabalhar na Williams, há um ano, eu notei que a equipe está mais unida. Essa atitude, de melhorar o sétimo lugar obtido em 2023 entre os Construtores mostra o empenho de todos em melhorar ainda mais."

Siga-nos no Instagram

Publicidade

Opinião por Wagner Gonzalez
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.