PUBLICIDADE

Vídeo mostra acidente de caminhão com enguias na China, e não ‘chuva de cobras’

Gravação circula fora de contexto e levanta dúvidas sobre o que teria motivado a cena

Por Pedro Prata e Talita Burbulhan

O que andam espalhando: vídeo de uma estrada coberta com animais semelhantes a cobras. A legenda diz que “choveu cobra na minha frente” e que está “chovendo cobra do céu”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Vídeos do ocorrido foram publicados em uma rede social chinesa em 2022. Eles mostram um acidente envolvendo um caminhão que transportava os animais. São enguias, e não cobras.

Vídeo mostra um caminhão que transportava enguias e tombou na cidade de Zhuhai, na província de Guangdong, na China. Foto: Reprodução/Douyin

PUBLICIDADE

Saiba mais: a postagem soma mais de 18 mil reações e foi vista 1,8 milhão de vezes no Facebook. A imagem causou espanto nos outros usuários e levantou muitas hipóteses para justificar a aparição dos animais no vídeo. “Esse fenômeno acontece quando um furacão retira os peixes ou sapos das lagoas”, sugeriu uma usuária. Outra supôs que “pode ser algum rio que transbordou”.

Uma primeira análise visual permite identificar que o vídeo não foi gravado no Brasil. Há placas e sinalizações viárias escritas em uma língua com ideogramas, como a chinesa ou a japonesa. Ao colocar a imagem no Google Lens (ferramenta de pesquisa por imagens), foi possível identificar um dos ideogramas. O Google Tradutor identificou que seria proveniente do chinês.

Análise visual permite concluir que vídeo não foi gravado no Brasil Foto: Reprodução

Em seguida, o Estadão Verifica fez uma busca reversa de imagens para encontrar outras vezes em que o vídeo foi publicado (veja aqui como fazer). O Google mostrou que o vídeo foi amplamente compartilhado em portais do Irã, mas nenhum deles forneceu o contexto necessário para compreender o que ocorreu. O Baidu, buscador da China, apresentou resultado semelhante.

Vídeo mostra acidente com caminhão

O Estadão Verifica solicitou a ajuda da agência de checagens MyGoPen, de Taiwan, para ajudar na identificação do contexto do vídeo. O MyGoPen é um dos veículos de comunicação filiados à International Fact-Checking Network (IFCN), rede global de checadores de fatos da qual o Verifica faz parte. Isso quer dizer que os jornalistas da MyGoPen obedecem aos mesmo critérios de rigor jornalístico que a equipe do Verifica (saiba mais aqui).

A equipe taiwanesa procurou por palavras-chave na rede social Douyin e encontrou vídeos que gravaram o ocorrido de diferentes ângulos. As postagens mais antigas são de 30 de maio de 2022. Ao traduzir a página com o Google Tradutor, foi possível saber que o vídeo mostra um caminhão que tombou na cidade de Zhuhai, na província de Guangdong, na China. Ele transportava enguias, e não cobras. Confira:

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.