EUA: Nova Jersey e Nova York vivem onda de incêndios, e chuva alivia pouco

Fogo causou uma morte e não havia sido contido até a tarde de domingo

PUBLICIDADE

Por Nicole Hong (The New York Times)
Atualização:

Bombeiros em Nova Jersey e Nova York trabalhavam no domingo, 10, para conter o último dos vários incêndios florestais recentes na região, onde se esperava que a primeira previsão de chuva em semanas trouxesse pouco alívio às áreas que enfrentam condições de seca.

O incêndio se alastrou por mais de 2.500 acres (cerca de 10,1 quilômetros quadrados) no Condado de Passaic, em Nova Jersey, e no Condado de Orange, cerca de uma hora a noroeste da cidade de Nova York. Até a tarde de domingo, o fogo estava completamente descontrolado, segundo o Serviço Florestal de Incêndios de Nova Jersey.

Bombeiro durante combate a incêndio em Evesham, em Nova Jersey, na última quarta-feira, 6  Foto: AP / AP

PUBLICIDADE

Um funcionário que trabalhava havia 18 anos do sistema de parques do Estado de Nova York morreu no sábado, 9, enquanto combatia o incêndio. O funcionário, Dariel Vasquez, estava ajudando a limpar uma área arborizada quando uma árvore caiu e o atingiu, disseram as autoridades.

Centenas de incêndios ocorreram na região neste outono, durante uma estação excepcionalmente quente e seca. Um incêndio florestal no Prospect Park, no Brooklyn, na noite de sexta-feira, 8, cobriu a cidade de Nova York com um cheiro de fumaça durante o fim de semana que permeou as ruas e se infiltrou nos prédios de apartamentos.

Publicidade

“Esse tipo de chuva não faz diferença”

Até domingo de manhã, a qualidade do ar na região metropolitana de Nova York havia melhorado, à medida que os ventos sopravam a fumaça dos incêndios florestais de Nova Jersey mais em direção ao norte do Estado de Nova York, em vez da cidade, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Mas um aviso de qualidade do ar ainda estava em vigor para a área da cidade de Nova York e o vale do Hudson inferior e superior — significando que certos grupos, incluindo crianças e idosos, foram aconselhados a passar menos tempo ao ar livre ou evitar atividades exteriores extenuantes.

Na noite de domingo, esperava-se que a região tivesse sua primeira chuva mensurável desde o final de setembro, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

Ainda assim, seria apenas um pouco de chuva até a manhã desta segunda-feira, 11, uma quantidade que provavelmente não terá um impacto significativo nas condições de seca, disseram os meteorologistas. Outubro foi o mês mais seco na história da cidade de Nova York.

Publicidade

Equipe de bombeiros no combate à incêndio ocorrido na quarta-feira, 6 Foto: AP / AP

“Esse tipo de chuva realmente não faz uma grande diferença, mas dado que não tivemos chuva de forma alguma, qualquer pouquinho vai ajudar”, disse David Stark, meteorologista no Serviço Nacional de Meteorologia.

A cidade de Nova York está sob seu primeiro alerta de seca em mais de 20 anos — um nível que pode escalar para um aviso, e então para uma emergência, se os reservatórios da cidade não se encherem até os níveis normais. Uma emergência de seca poderia levar a cidade a impor racionamento no uso da água.

Um número incomum de incêndios tem sido registrado na cidade, sobretudo em pequenas vegetações. Foram cerca de 120 incêndios em 10 dias, segundo as autoridades.

Fumaça de um incêndio florestal sobe acima das árvores em Evesham, no estado de Nova Jersey, na quinta-feira, 7 Foto: Wayne Parry/AP

Churrascos nos parques: proibidos

Investigadores ainda estavam examinando a causa do incêndio no Prospect Park, que queimou cerca de dois acres (cerca de 8 mil metros quadrados) e foi extinto pelos bombeiros após três horas.

Publicidade

PUBLICIDADE

No centro de Nova Jersey, um homem foi acusado de provocar um incêndio criminoso na sexta-feira depois de disparar com um tipo ilegal de munição em um campo de tiro. O disparo teria provocado um incêndio florestal em Jackson Township. O incêndio, que começou na quarta-feira. 6, e levou cerca de dois dias para ser contido, queimou cerca de 350 acres (1,41 quilômetro quadrado) e forçou a retirada moradores de 15 casas, segundo reportaram as autoridades.

No sábado, o prefeito Eric Adams, de Nova York, anunciou uma nova proibição de churrascos nos parques da cidade e instou os moradores a conservar água voluntariamente, incluindo tomar banhos mais curtos, dar descarga no vaso sanitário apenas quando necessário e consertar torneiras que vazam.

Em Connecticut, as autoridades atenderam a 12 novos incêndios neste fim de semana, e o nível de perigo de incêndio no domingo era “extremo”, segundo um porta-voz do Departamento de Energia e Proteção Ambiental do estado. Alguns parques estaduais foram fechados devido ao fogo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.