PUBLICIDADE

Piedad Córdoba viaja ao Brasil para iniciar libertação de reféns das Farc

Ex-senadora colombiana lidera organização que negocia entrega de prisioneiros dos guerrilheiros

Atualização:

BOGOTÁ - A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba viajou nesta segunda-feira, 7, ao Brasil para buscar os helicópteros e os tripulantes que participarão do resgate dos cinco reféns que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertarão ao longo desta semana.

 

PUBLICIDADE

As libertações são "o princípio de uma grande campanha pela paz", declarou a ex-senadora no Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá, minutos antes de tomar um voo rumo a São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, onde estão os helicópteros preparados para a operação.

 

Piedad, líder da organização Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), viajou acompanhada por dois membros desse grupo, Hernando Gómez e Danilo Rueda. Também faz parte da delegação Michael Kramer, representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), organismo que participa da missão humanitária.

 

Em São Gabriel da Cachoeira serão acertados os últimos detalhes detalhes da operação junto à tripulação brasileira. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, discutiram os planos na última sexta.

 

Atualmente as Farc mantêm 20 reféns, entre eles policiais, militares e dois vereadores. Desde 2008, os guerrilheiros libertaram 14 reféns incondicionalmente graças à mediação da ex-senadora Piedad. Dos cinco a serem libertados nesta semana, dois são civis e três militares.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.