O Internal Revenue Service (IRS), o serviço de receita federal dos Estados Unidos, dará à equipe de Elon Musk o acesso a dados confidenciais dos contribuintes americanos, informaram fontes familiarizadas com o assunto ao jornal americano The New York Times.
Os sistemas do IRS contêm dados financeiros privados vinculados a milhões de americanos, incluindo suas declarações de impostos, dados de previdência social, endereços, dados bancários e informações de emprego.
“Desperdício, fraude e abuso estão profundamente enraizados em nosso sistema quebrado há muito tempo”, disse Harrison Fields, um porta-voz da Casa Branca. “É preciso acesso direto ao sistema para identificá-lo e consertá-lo.”

O acesso ao sistema representa o mais recente movimento de membros da equipe de Musk para expandir os limites do acesso a dados sensíveis do governo, para além do que é comum entre indicados para o governo.
Gavin Kliger, um engenheiro de software que foi trazido para o Escritório de Gestão de Pessoal dos Estados Unidos como parte do esforço do Doge, o departamento que Musk supervisiona, trabalhou na sede do IRS na última quinta-feira, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto que não estavam autorizadas a falar de forma pública.
Segundo o NYT, ele será designado para o IRS como um consultor sênior. A agência tributária ainda está trabalhando nos detalhes de seu trabalho no IRS, embora a expectativa seja de que ele tenha amplo acesso aos sistemas do departamento, de acordo com as duas fontes.
Leia também
O Washington Post noticiou no domingo que o IRS estava considerando um memorando de entendimento que daria aos funcionários do Doge amplo acesso aos seus sistemas, incluindo o Sistema Integrado de Recuperação de Dados, que contém as contas dos contribuintes.
Tentativas da equipe de Musk de obter acesso aos dados do Departamento do Tesouro enfrentaram desafios legais, e agora os esforços para acessar os sistemas do IRS podem ter um destino semelhante.
Este mês, 19 procuradores-gerais estaduais liderados por Letitia James de Nova York processaram para bloquear a política do governo Trump de permitir que nomeados políticos e “funcionários especiais do governo” liderados por Musk tenham acesso aos sistemas de pagamento do Departamento do Tesouro.
Na última sexta-feira, uma juíza estendeu uma ordem judicial bloqueando esse acesso e disse que decidiria em breve se manteria as restrições em vigor até que uma decisão final fosse tomada, o que pode levar meses.
O IRS está se preparando para demitir milhares de funcionários ainda esta semana como parte da iniciativa do governo para cortar custos em todo o governo federal.
Trump há muito tempo critica o IRS, frequentemente reclamando que o órgão era excessivamente agressivo nas auditorias de suas finanças.
Em um e-mail de arrecadação de fundos no sábado, Trump perguntou aos destinatários se ele deveria autorizar a equipe de Musk a auditar a agência tributária. “Você está cansado de ser alvo e assediado pelo IRS?”, perguntou Trump. “Bem, talvez seja hora de alguém auditá-los para variar!”/NYT