Califórnia suspende alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7 atingir a costa do Estado

Em São Francisco, moradores sentiram um tremor por vários segundos, seguido por tremores secundários

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O norte da Califórnia foi abalado por um terremoto de magnitude 7,0 na tarde desta quinta-feira, 5, gerando um alerta momentâneo de tsunami para a região da costa do Condado de Humboldt.

PUBLICIDADE

O terremoto ocorreu às 10h44 (15h44 no horário de Brasília), a oeste de Ferndale, uma pequena cidade no litoral do condado, perto da fronteira com o Oregon, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do sismo foi registado a uma profundidade de 10 quilômetros, quase cem quilómetros da cidade de Ferndale.

Em São Francisco, moradores sentiram um tremor por vários segundos, que foi seguido por tremores secundários menos intensos. Um segundo terremoto menor de magnitude 5,8 também atingiu Cobb, Califórnia, segundo o Los Angeles Times. Não houve relatos imediatos de danos.

Em todo o norte da Califórnia, os telefones zumbiam com um alerta de tsunami do Serviço Nacional de Meteorologia. O alerta de tsunami foi emitido desde Davenport, no norte da Califórnia, até a cidade de Douglas, no sul do estado de Oregon. Cerca de uma hora depois, o Centro de Alerta de Tsunami cancelou o aviso.

Publicidade

Os visitantes do Zoológico de São Francisco foram retirados do espaço devido ao terremoto, informou o zoológico em uma publicação na plataforma de mídia social X. Os animais foram presos e a equipe foi transferida para um local mais alto.

O alerta de tsunami foi emitido desde Davenport, no norte da Califórnia, até à cidade de Douglas, no sul do estado de Oregon. Foto: NWS Tsunami Alerts/Divulgação

Pelo menos 5,3 milhões de pessoas na Califórnia ficaram sob alerta de tsunami após o terremoto, informou o Serviço Geológico dos EUA/AFP e AP.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.