PUBLICIDADE

É realmente necessário tomar banho todos os dias?

Para algumas pessoas, banhos diários podem atrapalhar mais do que ajudar; saiba quais as dicas para cada pessoa

Por Melinda Wenner Moyer

THE NEW YORK TIMES - LIFE/STYLE - Se você sente necessidade de tomar banho diariamente, certamente não está sozinho: em uma pesquisa de 2021 com mais de 5.700 adultos nos EUA, mais de 60% dos entrevistados disseram que tomavam banho pelo menos uma vez por dia.

No entanto, os dermatologistas dizem que muitas pessoas não precisam, e podem não querer, tomar banho com tanta frequência.

Pesquisa de 2021 com mais de 5.700 adultos nos EUA, mais de 60% dos entrevistados disseram que tomavam banho pelo menos uma vez por dia. Foto: Derek Brahney/The New York Times

PUBLICIDADE

“Não existe uma abordagem única quando se trata de lavar a pele e o cabelo”, disse a Dra. Joyce Park, dermatologista de Seattle. A frequência ideal depende do seu tipo de pele e cabelo, de quanto você transpira e de quão sujo fica, disse ela.

E, acrescentou, “tomar banho com muita frequência pode definitivamente ressecar a pele, piorando a vermelhidão, coceira e descamação, além de desencadear crises de eczema”.

Quando tomar banho diariamente

Algumas pessoas se beneficiam ao se ensaboarem todos os dias. Por exemplo, se você sua muito - seja por causa do exercício físico, do trabalho ou de sua predisposição natural à transpiração - “é importante tomar banho para enxaguar o suor e qualquer acúmulo que possam contribuir para o entupimento dos poros e erupções cutâneas”, disse a Dra. Marisa Garshick , dermatologista da cidade de Nova York.

Se você tem cabelos oleosos, também pode querer lavá-los diariamente. O shampoo seco pode ajudar, disse Garshick, mas “lembre-se ainda de usar um shampoo tradicional para ajudar a eliminar o acúmulo de produto e o excesso de oleosidade”, que pode obstruir os poros e causar irritação e sensibilidade no couro cabeludo.

Pessoas com caspa também podem querer lavar o cabelo uma vez por dia, disse a Dra. Azadeh Shirazi, dermatologista de La Jolla, na Califórnia. A caspa não é causada pela pele seca, mas sim por um fungo semelhante a uma levedura que se alimenta da oleosidade do couro cabeludo e pode inflamar a pele dessa região, causando sua descamação. Lavar o cabelo diariamente pode eliminar os fungos que causam a caspa, disse ela.

Publicidade

Quando ser criterioso

Para muitos outros, é melhor tomar banho com menos frequência ou, pelo menos, ser cuidadoso com a forma de tomar banho.

Por exemplo, se você tiver eczema ou pele seca ou sensível, talvez seja melhor tomar banho em dias alternados. A água e o sabão podem agravar a pele seca, disse Park, causando irritação e coceira. E tomar banho com muita frequência pode ressecar a pele de tal forma que ela racha e permite a entrada de micro-organismos, aumentando o risco de uma infecção cutânea, acrescentou Garshick.

Por esses motivos, os especialistas recomendam tomar banho no chuveiro ao invés de na banheira, pois a exposição prolongada da pele à água quente, suja ou com sabão pode causar irritações. Garshick observou, no entanto, que outros tipos de banho podem ser úteis no tratamento de algumas condições - como banhos de assento para hemorroidas, banhos de aveia para eczema ou banhos de água sanitária diluída para eczema ou infecções de pele.

Se o seu cabelo ou couro cabeludo for seco, você pode limitar a lavagem a uma ou duas vezes por semana, acrescentou Garshick. Algumas pessoas com cabelos cacheados ou enrolados também podem gostar de lavar com menos frequência, disse ela.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Se você tem eczema ou pele seca ou sensível e ainda deseja tomar banho todos os dias, tome banhos curtos e não muito quentes e considere aplicar sabonete apenas nas partes que mais precisam: axilas, virilhas, mãos, pés e partes do corpo que estão visivelmente sujas, disse Garshick.

Dito isso, é aconselhável ter cuidado ao aplicar sabão na pele sensível ao redor da área genital, disse Shirazi. Embora não haja problema em usar um sabonete suave e sem fragrância ao redor da vulva, bem como nas dobras da virilha e no escroto, é melhor evitar usar sabão na vagina, no ânus ou no pênis. “Use apenas água”, disse ela.

Você também pode minimizar o ressecamento geral da pele, a irritação e a coceira escolhendo produtos de limpeza suaves para a pele ou sabonetes em barra que contenham ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico e ceramidas, disse Garshick. Ela recomendou o Dove original em barra, o sabonete líquido corporal hidratante CeraVe e o sabonete líquido corporal ultra suave Cetaphil. Em geral, disse ela, procure produtos de limpeza sem fragrância - não os sem perfume, que podem conter fragrâncias e irritar a pele.

Publicidade

E “quando você sair do banho, seque a pele, não esfregue”, disse Park. “Aplique hidratante da cabeça aos pés na pele úmida.” /TRADUÇÃO LÍVIA BUELONI GONÇALVES

The New York Times Licensing Group - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.