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Dois raios às vezes caem no mesmo lugar

Criador do Blogger e responsável pelo Twitter, Williams diz que seus acertos foram ‘acidentes bem orquestrados’

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Por Redação
Atualização:

Evan Williams (@ev), um dos três co-fundadores do Twitter e atual CEO da empresa, não é estreante no papel de revolucionar a comunicação como conhecemos. Em 1999, ele criou, ao lado da programadora Meg Hourihan, a Pyra Labs, responsável pelo Blogger, primeira ferramenta popular de blogs, que foi fundamental na popularização do formato blog como conhecemos. O Blogger acabou comprado pelo Google em 2003. Na ocasião, Williams disse à imprensa que a venda lhe daria recursos para construir uma visão na qual ele vinha trabalhando há tempos. E que parte dessa visão envolvia democratizar a criação e o fluxo de informações ao redor do mundo. Antes do Twitter, tudo indicava que, com o Blogger, Williams já tinha atingido seu objetivo e que dificilmente existiria uma ferramenta mais prática e democrática para dispersar conteúdo do que os serviços oferecidos pelo Blogspot, site que opera o sistema Blogger. Mas então veio a Obvious Corp., outra start-up de Williams, iniciada depois que ele deixou o Google para cuidar do Odeo, um serviço de podcasts (posteriormente vendido para uma empresa chamada Sonic Mountain). E então veio Jack Dorsey com a ideia-embrião que daria origem ao que o Twitter é hoje. Williams entrou com mais ideias e com o empreendedorismo. E a Obvious acabou colocando o site no ar. O resto da história você provavelmente já sabe. Só não deve saber que Evan Williams errou muito antes de acertar, supostamente, duas vezes seguidas. O rapaz da pequena cidade de Clarks, em Nebraska, que cresceu na fazenda da família e largou a faculdade para fundar uma empresa com o pai em 1994, disse em um artigo no New York Times que, quando começou, não sabia muito sobre internet, mas tinha um palpite de que seria algo grande. Começou vendendo CD-Roms com tutoriais sobre como usar a web, mas chegou a perder todo o dinheiro que o pai investiu em sua empresa arriscando em projetos que não tiveram futuro. Ao New York Times, Williams disse ter ficado sem dinheiro por mais de 10 anos. A quem insiste em chamá-lo de gênio, ele diz que os episódios de sucesso de sua vida foram "acidentes bem orquestrados", credita muito do que conseguiu a um otimismo alucinante e se diz satisfeito por ter conseguido pagar o pai de volta. Os sócios BIZ STONE, diretor criativo Com Williams e Dorsey desde o Blogger, Stone (@biz) é quem viaja pelo mundo dando palestras sobre a empresa - ele já esteve no Brasil. O especialista em redes sociais do trio pensou algumas das dinâmicas mais importantes do projeto. JACK DORSEY, presidente Dorsey (@jack) prototipou o Twitter com Stone em duas semanas, ao observar que as pessoas queriam dizer aos outros o que estavam fazendo (e faziam isso atualizando suas mensagens de status no MSN Messenger).

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