‘Robô pedreiro’ da Boston Dynamics ganha mãos para fazer tarefas delicadas; veja vídeo

Modelo Atlas é um robô humanoide e tinha apenas a opção de garras para segurar objetos

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Arimathea
Por Bruna Arimathea
Atualização:

O Atlas, robô humanoide da empresa Boston Dynamics, ganhou novas “mãos” em sua versão mais recente, apresentada nesta terça-feira, 6, em um vídeo divulgado no YouTube. Agora, o “robô pedreiro” possui dedos e juntas, que permitem maior precisão na hora de segurar objetos menores.

PUBLICIDADE

Na versão anterior apresentada pela Boston Dynamics, o Atlas tinha uma garra no final do braço robótico, que fazia com que fosse possível pegar alguns objetos, mas com pouco controle da força aplicada na tarefa — em um dos vídeos, por exemplo, o Atlas pinça uma tábua de madeira, mas acaba danificando o material.

Agora, no lugar da garra, o robô ganhou uma espécie de mão com três terminações e três juntas que formam a articulação, simulando os movimentos de uma mão humana, com a diferença de que os “dedos” do Atlas podem girar 360 graus. Com isso, a empresa informou que a atualização do Atlas o prepara para “o trabalho real, combinando força, percepção e mobilidade”.

Versão anterior do robô Atlas, da Boston Dynamics, tinha garras no lugar das mãos Foto: Divulgação/Boston Dynamics

No vídeo de apresentação, o robô tira uma peça de carro, de aproximadamente 13,6 quilos, de dentro de um nicho usando as mãos e a insere em uma prateleira. Durante a tarefa, que envolve identificar a forma como pegar a peça e decidir onde encaixá-la depois, o Atlas parece fazer a tarefa de forma mais delicada que a versão anterior.

Essa capacidade é considerada por especialistas um avanço na construção do robô, porque alterar a forma como ele segura objetos também envolve mudar centros de gravidade e de força, para que, ao pegar uma peça ou uma ferramenta, por exemplo, o Atlas não caia para trás ou para frente.

O Atlas é um modelo humanoide lançado pela empresa em 2013. Nos últimos dez anos, porém, o equipamento passou por atualizações mais sofisticadas até chegar em uma versão bípede com mais articulações e eixos variados. Por enquanto, todos os testes com o novo modelo foram realizados na fábrica da Boston Dynamics e ainda não tem data para ser comercializado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.