Airbus percebeu falhas em sensores do A330 antes do acidente

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Por TIM HE
Atualização:

A Airbus detectou falhas na leitura de velocidade em jatos do modelo A330 antes do acidente com o avião da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris na madrugada de sábado para domingo. A fabricante avisou suas clientes para trocar uma peça, disseram investigadores franceses neste sábado. Porém o chefe da agência francesa que investiga o acidente, a BEA, disse que ainda é muito cedo para dizer que eventuais problemas com os sensores de velocidade foram os responsáveis pelo desastre nas águas do Oceano Atlântico, que custou as vidas de 228 pessoas.. "Alguns dos sensores (no A330) deveriam ser substituídos ... mas isso não significa que sem a troca dessas peças, o avião (da Air France) estaria com defeito", disse o chefe da BEA, Paul Louis Arslanian. A Airbus, fabricante do modelo A330, também emitiu um segundo alerta na última quinta-feira para que os pilotos seguissem procedimentos padronizados -- para manter a velocidade o ângulo do vôo - se percebessem que os medidores de velocidade estivessem com problemas. "Problemas têm sido detectados (no A330) e nós os estamos estudando," disse Arslanian, acrescentando que o avião acidentado era seguro para voar. A Airbus disse que não faria comentários por enquanto. O avião A330-200 da Air France fazia a rota do Rio de Janeiro para Paris quando sofreu uma rápida sucessão de falhas técnicas, após ter sido atingido por uma forte turbulência no Atlântico. Os trabalhos de busca ainda não encontraram destroços do avião e missões dos governos brasileiro e francês estão sobrevoando uma área de cerca de 1,100 quilômetros a nordeste da costa do Brasil, onde especialistas acreditam que o jato tenha caído. Arslanian disse que a avião acidentado enviou à Air France uma série de 24 mensagens automáticas entre 11h10 e 11h14 (horário de Brasília), indicando uma série de falhas técnicas antes de desaparecer dos radares. Em meio a esses dados, havia uma mensagem reportando leitura inconsistente de velocidade pelos sensores do A330. (Escrito por Crispian Balmer)

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