Azarão vence 'American Idol' em final que teve quase 100 milhões de votos

Kris Allen, de 23 anos, derrotou favorito Adam Lambert em programa de calouros.

BBC Brasil, BBC

21 de maio de 2009 | 09h36

O estudante Kris Allen venceu a oitava edição do popular concurso de calouros American Idol, dos Estados Unidos. Segundo o apresentador, Ryan Seacrest, o programa recebeu "quase 100 milhões" de votos na final do concurso, que foi ao ar na quarta-feira.

O número exato não foi divulgado. Na edição do ano passado, o programa recebeu 97,5 milhões de votos.

O jovem de 23 anos do Estado de Arkansas, derrotou Adam Lambert, de 27 anos, que era favorito para vencer a competição.

"Me desculpem, eu nem sei o que sentir agora. Isso é louco", disse ele, após a vitória. Allen parecia não acreditar no resultado.

Entre as músicas cantadas por Allen estavam os clássicos Ain't no Sunshine, de Bill Withers, e What's Going On, de Marvin Gaye.

Favoritismo

Lambert era considerado favorito desde as primeiras fases do concurso, quando recebeu elogios dos jurados por sua voz potente e dramática.

Apesar do favoritismo, Lambert não se mostrou abalado pela derrota.

"Para mim, o que importa não é o que aconteceu hoje à noite, é o que acontecerá amanhã", disse ele.

Durante a final, que durou duas horas, Lambert cantou ao lado do conjunto Kiss, e Allen apresentou-se com Keith Urban. Depois ambos cantaram We are the Champions, ao lado do conjunto Queen.

O programa também teve apresentações de Black Eyed Peas, Cyndi Lauper, Carlos Santana e Rod Stewart.

A final deste ano foi semelhante à da edição do ano passado do American Idol, quando David Cook venceu David Archuleta, que havia recebido elogios eloquentes do jurado Simon Cowell.

A derrota no American Idol não é necessariamente um impedimento nas carreiras dos cantores. Os músicos Chris Daughtry e Jennifer Hudson , que não ficaram nem entre os finalistas em edições anteriores do programa, lançaram carreiras de sucesso. Hudson chegou até a participar de um filme e a ganhar um Oscar.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.