Enchente requer cuidados com a rede elétrica

A AES Eletropaulo, que distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, divulgou uma nota sobre os cuidados que a população deve ter com a rede elétrica durante enchentes, para evitar acidentes e danos em equipamentos. "As inundações potencializam alguns riscos, pois aumentam a possibilidade de contato das instalações elétricas com a água. É preciso vistoriar as instalações internas com muita atenção", orienta Marcelo Puertas, gerente da área de segurança da concessionária.

AE, Agência Estado

13 de janeiro de 2011 | 16h17

Segundo a Eletropaulo, no caso de rompimento de fios elétricos, deve-se evitar a proximidade com os cabos e acionar imediatamente as equipes da concessionária de energia da cidade. Durante enchentes, deve-se retirar da tomada equipamentos como computadores, TVs, micro-ondas etc. Além disso, orienta-se desligar os disjuntores internos para evitar curtos-circuitos.

Em caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, a pessoa não deve ter contato com as instalações elétricas. Após a redução da água, o morador deve procurar um eletricista para rever a rede interna antes de religar os disjuntores. A concessionária lembra ainda que nunca se deve escalar postes ou torres de energia para tentar se proteger dos alagamentos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.