Forças do Tadjiquistão matam 20 combatentes do Taliban

Autoridades de segurança do Tadjiquistão disseram no sábado que mataram pelo menos 20 combatentes do Taliban e perderam um homem em um confronto perto da fronteira do Afeganistão.

ROMAN KOZHEVNIKOV, REUTERS

11 de setembro de 2010 | 18h14

Khushnud Rakhmatullayev, porta-voz da patrulha da fronteira do Tadjiquistão, disse que os rebeldes foram mortos quando tentavam entrar na república da Ásia Central pelas provinciais setentrionais do Afeganistão, onde as forças comandadas pela Otan estão conduzindo operações contra rebeldes do Taliban.

"Um confronto com o uso de granadas e armas automáticas teve lugar na noite de sexta-feira", disse Rakhmatullayev. "Como resultado, um soldado morreu. Temos sete corpos de combatentes do Taliban, mas pelo menos 20 foram mortos."

As províncias do norte do Afeganistão, que eram consideradas pacíficas, estão mais envolvidas na violência rebelde nos últimos meses.

O combate ocorreu em um rio com os rebeldes se escondendo em ilhas a cerca de 210 quilômetros a sul da capital do Tadjiquistão, Duchambe. Rakhmatullayev disse que os militantes rapidamente jogaram os corpos no rio.

As forças de segurança também disseram à Reuters que o número de rebeldes mortos poderia atingir 20 ou mais. "Havia 40 rebeldes e mais da metade morreu", disse uma fonte.

(Reportagem de Roman Kozhevnikov)

Tudo o que sabemos sobre:
TADJISQUISTAOTALIBAN*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.