Frota de SP terá chip já em 2011

Moraes anuncia licitação para 2010; sistema cobra pedágio em Londres, mas Kassab nega tarifação na capital

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Por Ana Bizzotto e Eduardo Reina
Atualização:

Os motoristas de São Paulo devem se preparar para ter seus veículos monitorados já em 2011. Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, a licitação do chip veicular será realizada em 2010, e a ideia é que ele esteja implantado já no licenciamento do ano seguinte, sem custos para os usuários."O custo dessa implantação será incluído na licitação", garantiu ontem Moraes. "Vamos readequar os estudos que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já vem fazendo com a nova tecnologia, e a partir disso verificar qual o melhor modelo a ser licitado", disse o secretário, sem dar mais detalhes de como o chip será instalado nos carros já em circulação. Questionado sobre o pedágio urbano, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) voltou a afirmar que ele não será implantado na capital. "Para as cidades que quiserem implantar, é evidente que essa tecnologia pode ser usada. Vários municípios do mundo têm pedágio urbano. São Paulo não terá", declarou.Para Kassab, o monitoramento vai aumentar a segurança, "podendo facilitar a identificação dos carros roubados"."Se hoje temos 8,5% das vias monitoradas, vamos ter quase 100%. Não haverá instalação de mais radares. A CET vai poder parar apenas carros irregulares e, com isso, possibilitar que as blitze não tenham impacto muito grande na fluidez do trânsito", explicou Moraes. Ele disse ainda que o sistema terá "garantia total" de inviolabilidade da intimidade das pessoas. OUTROS PAÍSESNo Chile, a tecnologia de chip é usada para cobrança de pedágio nas estradas, como já existe em São Paulo, com o Sem Parar. Em Londres, ela garante a cobrança de pedágio urbano. O sistema londrino de arrecadação veicular, no entanto, é criticado. "Houve melhoria no trânsito, mas não o esperado", explicou o consultor em trânsito Alexandre Zum Winkel. Outras funções incentivam o uso do sistema, como o controle de segurança na capital inglesa. A polícia - preocupada com terrorismo - é capaz de identificar veículos que não são londrinos. Também é possível medir o fluxo de veículos e criar dados geográficos, o que possibilita dar mais eficiência à operação dos ônibus. Esse controle inteligente de tráfego também é feito em Paris, Barcelona, Seul e Oslo, entre outras cidades.

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