TV britânica disseca 'gigantes da natureza'; veja fotos

Programa do Channel 4 usa autópsias de elefante, girafa, crocodilo e baleia para explicar evolução.

BBC Brasil, BBC

29 de junho de 2009 | 13h33

Um documentário que estreia nesta segunda-feira na TV britânica vai mostrar autópsias em quatro "gigantes da natureza" – elefante, baleia, crocodilo e girafa – para apresentar teorias sobre a evolução das espécies.

No programa, produzido pelo Channel 4, veterinários da Royal Veterinary College dissecam os animais e mostram, a partir de tecidos e órgãos, como os animais se adaptaram ao longo dos milênios.

O primeiro episódio foi dedicado ao elefante e, entre outras coisas, os cientistas explicam que ninguém sabe exatamente por que os enormes mamíferos têm pulmões reforçados, embora existam teorias de que isso possa facilitar o deslocamento na água.

Uma baleia que morreu encalhada na costa da Irlanda foi dissecada pelos veterinários.

No documentário, o biólogo Richard Dawkins apresenta a teoria sobre os motivos que teriam levado os ancestrais das baleias a trocar a terra pela água.

A partir das dissecações, o programa também mostra os segredos de um dos predadores mais antigos e bem-sucedidos do mundo, o crocodilo.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.