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Aumento no consumo de vinho no Brasil desafia tendências globais de queda

Enquanto o interesse global pelo vinho diminui, o Brasil vê um salto no consumo per capita, com os jovens liderando a mudança e abrindo novos horizontes para os produtores nacionais

Consumidores estão comprando mais garrafas de vinho online durante isolamento. Foto: Tony Cenicola/NYTFoto: Tony Cenicola/NYT

O consumo de vinho no Brasil apresentou um aumento expressivo desde 2019, destacando-se a preferência por vinhos maturados, escolhidos para ocasiões especiais e consumidores de diversas idades.

Notavelmente, o público jovem, ávido por novidades gastronômicas, contribuiu para elevar a média de consumo per capita de 1,8 litros em 2019 para 2,7 litros em 2022, marcando uma tendência significativa de crescimento e abrindo novas perspectivas para produtores nacionais.

Em contraste, análises da consultoria IWSR preveem uma queda no consumo mundial de vinho, antecipando uma diminuição anual em vários países até 2026, conforme reportado pela Exame.

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