PUBLICIDADE

Radar

Azeite na água do macarrão: mito ou verdade?

Chef explica por que azeite e outros tipos de ‘gordura’ devem ser evitados durante o cozimento de massas

Macarrão cozinhando em água fervente, com pontos de azeite dispersos  sobre a superfície da água, em panela de aço inoxidável vista de cima. Foto: Roen/Adobe StockFoto: Roen/Adobe Stock

O mundo da culinária é repleto de mitos que são passados ano após ano nas cozinhas de todas as famílias. São tantas as informações sobre esse universo que é possível se perder no que é verdade ou não.

Uma das inverdades da gastronomia que muitos levam a sério é a necessidade de precisar colocar azeite na água do macarrão.

A chef Ana Cremonezi, porém, desmente isso. Segundo ela, na cocção de massas, o ideal é usar apenas água fervente e sal. A especialista desaconselha o uso de azeite, óleo ou qualquer tipo de gordura vegetal e de origem animal na hora de cozinhar as massas, pois pode prejudicar a aderência do molho na massa.

“O azeite ou óleo na água faz com que a massa não absorva corretamente o molho, por conta de uma espécie de ‘película’ de proteção que as gorduras fazem.” Por isso, azeite, óleo e manteiga são indicados apenas após o cozimento do macarrão.

Para descobrir mais mitos sobre o universo da gastronomia, leia a matéria completa aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE