PUBLICIDADE

Radar

Primeiro livro sobre sorvete não foi escrito por um profissional da gastronomia; entenda

Variedade de sabores, texturas e a refrescante sensação gelada no paladar são as principais características do produto popular

Potes de sorvete de sabores diferentes. Foto: beats_ | Adobe StockFoto: beats_ | Adobe Stock

Embora os sorvetes atualmente possam conter gorduras hidrogenadas e outros aditivos prejudiciais à saúde, na época de 1775, tanto os sorvetes de leite quanto os de fruta, por exemplo, eram completamente naturais. Foi nesse contexto que um médico italiano criou o primeiro livro dedicado exclusivamente ao sorvete.

Ao escrever e publicar o De’ Sorbetti em Nápoles, Filippo Baldini quis evidenciar os benefícios que o sorvete poderia oferecer à saúde por meio de seus elementos. O médico também explorou os diferentes tipos de sorvete, abrangendo a diversidade de ingredientes.

O livro ganhou destaque na época, principalmente porque Baldini trabalhava para o rei napolitano e tinha conhecimento científico, abordando vários aspectos da medicina, inclusive temas relacionados a alimentação. As informações são do projeto Comer História.

Comer História: conheça

O projeto é realizado por três historiadores que exploram as relações entre a história da humanidade e a comida. Eles abordam temas interessantes por meio de vídeos e textos divulgados na internet.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE