PUBLICIDADE

Radar

Speculoos: entenda por que esse doce tem se tornado tão popular

Iguaria antiga de origem europeia, o Speculoos tem aparecido cada vez mais em supermercados e confeitarias

Biscoito belga. Foto: Adobe Stock / Biscoito belgaFoto: Adobe Stock / Biscoito belga

Feito com canela, açúcar mascavo e caramelo, o Speculoos é um biscoito que se originou na Bélgica, podendo ter algumas variações de ingredientes. A iguaria foi desenvolvida para acompanhar cafés e chás há pelo menos dois séculos, especialmente em épocas natalinas, e tem se popularizado em diversas partes do mundo.

No Brasil, é possível acompanhar um aparecimento crescente da bolacha de textura amanteigada nas gôndolas dos supermercados, além das confeitarias. Isso tanto é verdade que um ranking elaborado de acordo com os dados mais recentes de vendas mundiais apontaram que o Speculoos foi o 5° biscoito mais popular em fevereiro deste ano.

Uma das explicações para essa ascensão é que o sabor e a textura do Speculoos agradam a diferentes paladares e permitem muitas combinações, entrando na receita de pastas, sorvetes, bombons e muito mais. Nesta última Páscoa, por exemplo, alguns ovos com o biscoito já foram lançados.

De acordo com Helena Gomes, na matéria ‘Speculoos é o novo pistache?’, a bolacha belga ainda apresenta uma tendência semelhante à do pistache, podendo protagonizar os novos passos da doçaria nos próximos meses. Se nas últimas datas de festas com comidas temáticas a oleaginosa entrou em panetones e colombas pascais, ou até mesmo em alimentos mais comuns, como gelatos, bebidas e doces, é só uma questão de tempo até ver o Speculoos protagonizar esses lugares.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE