Publicidade

Até o Cebolinha pensa em empreender

Mauricio de Sousa faz gibi com personagens da Turma da Mônica para abordar a importância da economia criativa

PUBLICIDADE

Por Renato Jakitas
Atualização:

Há de se convir que a pronúncia da palavra empreendedorismo não é simples para o personagem Cebolinha, criação de Mauricio de Sousa que há décadas teima em criar, sem sucesso, planos infalíveis de dominação da rua e entabular diálogos recheados de palavras com a letra ‘r’, que ele invariavelmente troca pelo ‘l’. Mesmo assim (e talvez até por isso), o ‘pai’ da Turma da Mônica não pensou duas vez em eleger o personagem como protagonista de seu novo projeto educacional, um gibi que trata de economia criativa e que pretende, por meio de divulgação gratuita em escolas públicas, ensinar a crianças o que está por trás do conceito de empreendedorismo.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

A revistinha é lançada hoje na sede dos Estúdios Mauricio de Sousa, na zona oeste de São Paulo. Batizada de ‘Turma da Mônica em semeando sonhos Empreendedorismo’, tem tiragem de 150 mil exemplares e representa aquela que deve ser a primeira de uma série de ações do cartunista nessa área.

O projeto foi todo idealizado e custeado pela organização Confia, uma entidade comandada pelo jornalista Luiz Augusto de Souza Ferreira que mescla atuação de banco de microcrédito com o fomento e treinamento da cultura empreendedora para a base da pirâmide social no Brasil. A operação demandou por parte do Confia um investimento da ordem de R$ 150 mil – R$ 1 por exemplar, produzido com preço de custo pelo estúdio de Mauricio de Sousa.

“Eu entrei na internet, peguei o contato com o Abel (Abel Mesquita, diretor de projetos especiais do Estúdio Mauricio de Sousa) e falei do projeto. Ele me convidou para uma reunião e seis meses depois a revistinha está aqui”, conta Ferreira, que agora parte em busca de parcerias com secretarias municipais de educação para viabilizar a distribuição do produto.

“Quero fechar acordos para a entrega dos gibis em escolas públicas e a gente não pede nada em troca, apenas que o professor, na hora em que for fazer a distribuição, fale um texto que vamos preparar sobre o que é empreendedorismo”, destaca Ferreira. Ele ainda tem planos de imprimir outros 250 mil exemplares em um segundo momento do projeto atual.

“Queremos também distribuir a revistinha para escolas fora do estado de São Paulo”, afirma Ferreira.

Publicidade

Personagem. Os planos de Ferreira parecem ecoar nas expectativas de Mauricio de Sousa, que quer aproveitar o momento para emplacar um sonho antigo, o lançamento do personagem Marcelinho, inspirado no filho caçula Marcelo, atualmente com 15 anos.

“Ele vai falar sobre economia, finanças. O Marcelinho é o único filho que ainda não é personagem. E esse meu filho já é um empreendedor desde que nasceu, ele já veio com o chip. Eu dou mesada, ele aplica. Então o assunto vai ficar grudado com ele. Ele vai ter de ser o arauto, vamos ver como vai ser”, conta o cartunista. “Queremos preparar um programa multimídia. Se você criar o germe do empreendedorismo, você vai estar criando um Brasil novo, um Brasil diferente, que sente que pode tudo”, destaca.

Com 20 páginas, o fio condutor da história do gibi feito em parceria com o Confia é o interesse de Cebolinha em realizar um sonho. Para tanto, o personagem conta com a ajuda do amigo Franjinha, que dá exemplos protagonizados por Cascão, Chico Bento e Marina. Esta última, aliás, faz uma referência direta ao processo de formação técnica do próprio empresário Mauricio de Sousa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.