Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Opinião|Catarata: desvendando o véu que ofusca a visão

PUBLICIDADE

convidado
Gustavo Bonfadini Foto: Divulgação

A Catarata é um processo normal de envelhecimento do olho e considerada a segunda maior causa de cegueira no mundo. No Brasil é a principal causa de cegueira reversível.

PUBLICIDADE

A dificuldade do acesso ao diagnóstico e ao tratamento da catarata aliados à falta de informação são os principais fatores para a expansão da doença.

Os métodos atuais de diagnóstico da catarata envolvem a atuação do médico oftalmologista, que identifica a opacificação do cristalino, a lente natural do olho e com a perda da transparência leva a uma visão embaçada. Em estágios avançados ocorre perda visual significativa.

A detecção precoce e o tratamento eficaz são essenciais para preservar a visão e a qualidade de vida dos pacientes com catarata.

Sinais que não podem ser ignorados:

Publicidade

A identificação da catarata começa com uma avaliação oftalmológica completa. Os pacientes podem notar sintomas como visão turva, sensibilidade à luz, percepção de cores alterada, mudança frequente do grau do olho e dificuldade visual à noite.

O tratamento da catarata é cirúrgico e visa remover o cristalino opacificado e substituí-lo por uma lente intraocular artificial que resolve de forma definitiva o problema. A cirurgia de catarata é um procedimento seguro e altamente eficaz quando bem indicado. A recuperação da visão pela cirurgia de catarata produz benefícios na saúde, econômicos e sociais, para o indivíduo, sua família e toda comunidade.

Durante a cirurgia, o médico oftalmologista faz uma pequena incisão no olho, em seguida, utiliza técnicas avançadas, como facoemulsificação para fragmentar e aspirar o cristalino opacificado. Uma lente intraocular artificial é inserida para restaurar a visão. Além de promover a melhora visual em muitos casos também é possível oferecer independência dos óculos, tanto para visão de perto como de longe.

O período pós-operatório é crucial para o sucesso da cirurgia. Os pacientes devem seguir as orientações do médico oftalmologista, que incluem o uso de colírios e a adoção de medidas de cuidados. Geralmente, a recuperação é rápida, e os pacientes experimentam uma melhora importante na visão nos primeiros dias após a cirurgia.

A catarata pode obscurecer a visão, mas a ciência e a medicina oferecem uma solução clara. A identificação precoce e a intervenção cirúrgica eficaz da catarata podem nos permitir enxergar o mundo com nitidez novamente, devolvendo-nos a alegria de contemplar as cores, paisagens e os detalhes ao nosso redor. A jornada para uma visão clara começa com a consciência dos sintomas e uma consulta oftalmológica. Trate seus olhos com cuidado e um futuro nítido e vibrante estará ao seu alcance.

Publicidade

*Gustavo Bonfadini, especialista em cirurgia de Catarata pela Universidade de Johns Hopkins University - EUA. Doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Responsável técnico do Banco de Olhos do Rio de Janeiro

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.