BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu o tom contra adversários e afirmou que "bandidos" e "canalhas" não podem voltar ao governo. No dia em que pesquisa divulgada pela Genial/Quaest mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria no primeiro turno, se as eleições fossem hoje, Bolsonaro usou uma cerimônia no Palácio do Planalto para mostrar seu inconformismo.
"Querem reconduzir à cena do crime o criminoso, juntamente com Geraldo Alckmin? É isso que queremos para o nosso Brasil?", perguntou Bolsonaro, numa referência às articulações feitas pelo PT para que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin seja vice na chapa encabeçada por Lula.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WLMYK2YBRVJGRC6QENJYSFTYQM.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/bCjfMokV8a99YK9I_x4Rn5U9nhY=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WLMYK2YBRVJGRC6QENJYSFTYQM.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/DrX4ZhAd6ZDfJJ6hZJz4uojPHtM=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/WLMYK2YBRVJGRC6QENJYSFTYQM.jpg 1322w)
Em posição de ataque no Planalto, Bolsonaro repetiu que o PT "assaltou" a Petrobras. "Muitos de vocês, a maioria de vocês que trabalha comigo poderia estar muito bem fora [na iniciativa privada], mas estão (sic) aqui dando a sua cota de sacrifício, ajudando esse Brasil aqui a, realmente, vencer essa crise aqui, que se encontra no momento, e fazer também com que não volte para as mãos de bandidos, canalhas, que ocupavam esse espaço aqui para assaltar o País para um projeto de poder", declarou o presidente, ao lançar linhas de crédito para o setor de aquicultura e pesca.
Bolsonaro acusou o petista de já estar negociando cargos para um possível terceiro mandato. "Não tenho provas, mas vou falar. Como é que aquele cidadão [Lula] está conseguindo apoios, apesar de uma vida pregressa imunda? Loteando ministérios, para algum partido já ofereceu a Caixa Econômica", disse ele.
Na semana passada, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro já havia afirmado queparte da população queria conduzir o petista de volta à "cena do crime".
Lula, por sua vez, criticou o governo nesta semana por causa da alta da inflação, que fechou o ano de 2021 em 10,06%. "É importante o povo saber que boa parte da inflação nesse País se deve aos preços controlados por um governo irresponsável", escreveu o ex-presidente no Twitter.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Política
Veja mais em politica