PUBLICIDADE

Bolsonaro parte para cima de homem que o abordou no cercadinho do Alvorada; veja vídeo

Dono de um canal do Youtube cobrou de presidente aliança com partidos que já apoiaram o PT e gritou “tchutchuca do centrão”

PUBLICIDADE

Foto do author Lauriberto Pompeu
Foto do author Iander Porcella
Por Lauriberto Pompeu e Iander Porcella (Broadcast)
Atualização:

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira, 18, na saída do Palácio da Alvorada, com o youtuber de direita Wilker Leão, que o xingou de “vagabundo”, “covarde”, “canalha” e “tchutchuca do Centrão”. Imagens gravadas no local mostram Bolsonaro partindo para cima do homem que cobrava “coragem” de Bolsonaro para explicar por que se aliou aos partidos que já estiveram junto com o PT.

Bolsonaro tenta pegar o celular do youtuber e o puxa pela gola da blusa e pelo braço, segundo vídeo gravado pela TV Globo. O chefe do Executivo foi cobrado pelo youtuber enquanto tirava selfies com apoiadores, antes de viajar para São José dos Campos (SP), onde realiza atos da campanha à reeleição.

A abordagem do youtuber começou com ele cobrando explicações de Bolsonaro sobre por que “limitou a delação premiada”. Wilker Leão é, então vaiado pelos apoiadores do presidente. Na sequência, aparece sendo derrubado no chão ao ser puxado por um homem não identificado.

PUBLICIDADE

“Olha o nível do amor!” diz o youtuber se levantando do chão e falando alto se dirige a Bolsonaro: “Presidente o senhor acha o que dessa violência comigo aqui. Acabaram de me derrubar, Bolsonaro”. O presidente ainda estava cercado por seguranças e apoiadores. Ao ser afastado por seguranças, sempre empunhando seu celular filmando a cena, Wilker reage dizendo que era local público e não poderia ser retirado dali. “Vou continuar aqui, vai fazer o que?” disse aos seguranças , e segue insistindo em falar com o presidente: “Tõ aqui todo dia, Bolsonaro. Quero ver ser corajoso para convesar comigo. Você é tchutchuca do Centrão, cara”.

Ao ser abordado por homem que tambem tinha ido ver o presidente, Wilker responde em voz alta: “O Lula é ladrão também. Mas esse aí está fazendo tudo o que o PT fazia”. E dirigindo-se a Bolsonaro insiste: “Bolsonaro por que você está fazendo tudo o que a esquerda faz? Deixa de ser covarde e me responde”. Nesse momento, as imagens mostram o presidente entrando em seu carro já para deixar o local. Wilker segue falando alto: “Seu covarde, estou aqui todo dia para te combater”.

Bolsonaro volta a sair do carro. E se dirigiu até Wilker. As imagens mostram o presidente tentando tirar o celular da mão do youtube que grava a cena enquanto falava com Bolsonaro. “Fala comigo, presidente”, disse Wilker. “Vem cá, vem cá. Quero falar contigo”, diz Bolsonaro, ao mesmo tempo em que puxa o youtuber pelo braço e tenta pegar o celular. Os seguranças cercam Wilker e levam para longe de Bolsonaro.

O presidente volta a dizer que quer falar com ele e pede para ninguém filmar. Mas Wilker é levado pelos seguanças. Bolsonaro é cercado por apoiadores e começa a se explicar autorizando que gravem. “O que aconteceu aqui? Ele veio para provocar. Agora deixa o cara ali. Isso vai continuar é o desespero deles”, disse o presidente.

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro tenta arrancar celular da mão de youtuber Foto: Reprodução

Depois do tumulto, Wilker volta a se aproximar de Bolsonaro. “Você pode conversar comigo à vontade”, disse o presidente. Wilker reclama que foi proibido de entrar no cercadinho e questiona de novo pela aliança com o Centrão e a proximidade com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro. “Todo partido tem pessoas que devem alguma coisa ou foram acusados de alguma coisa, ou você acha que o PT também não tem?”, retrucou Bolsonaro. “Para mim o PT é partido de vagabundo, só que o senhor está representando uma direita que não acredito”, respondeu Wilker. “Eu preciso aprovar as coisas e se eu for aprovar sozinho sou ditador. Eu tenho que ter o apoio do parlamento”, justifica Bolsonaro. “Mas o senhor não era o cara que ia fazer diferente?”, insistiu Wilker. “Como vou fazer sem o Centrão?”, indagou o presidente.

Essa não foi a primeira vez que o youtuber abordou o presidente no mesmo cercadinho do Alvorada. Em seu canal na rede social, Wilker que se apresenta como ex-cabo do Exército e cobra explicações de Bolsonaro sobre declarações antigas dele em relação à atividade dos militares de baixo escalão.

Nessa abordagem que teria ocorrido há quatro meses, Wilker foi com um microfone escondido alegando que agentes do Gabinete de Segurança Institucional poderiam não permitir que filmasse o presidente, embora nas imagens apoiadores apareçam também filmando Bolsonaro. Wilker cobra do presidente por que menosprezou, no passado, a função de cabos e soldados. O presidente reagiu com irritação: “Por que ficou lá oito anos? Por que não reclamou na época?”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.