PUBLICIDADE

Clone da árvore que marcou a República é plantado 130 anos depois em Rio Claro

Muda vai crescer ao lado da árvore original, que já completou seu ciclo de vida

PUBLICIDADE

Foto do author José Maria Tomazela
Por José Maria Tomazela
Atualização:

SOROCABA - Um clone da Árvore da Liberdade, plantada há 130 anos para comemorar a Proclamação da República, foi replantado no sábado, 14, no mesmo local, em Rio Claro, interior de São Paulo. A muda vai crescer ao lado da árvore original, que já completou seu ciclo de vida e está seca. A planta é uma araucária, também conhecida como pinheiro-brasileiro, que já foi muito comum na Região Sul do Brasil, mas hoje está ameaçada. O objetivo, segundo a prefeitura, é reforçar a importância de Rio Claro no movimento nacional que levou à Proclamação da República.

'Clone' da árvore da Liberdadeé plantado em Rio Claro, interior de São Paulo Foto: Prefeitura de Rio Claro/Divulgação

PUBLICIDADE

Como há 130 anos, o plantio mobilizou autoridades, estudantes e moradores locais. “A cópia viva da árvore original, que ora sucumbe por sua longa idade, incorpora a perpetuação dos ideais republicanos em nosso País. Condenada pela passagem do tempo, a espécie original permanece ao seu lado para lembrar às novas gerações a importância das liberdades democráticas”, disse, no evento, o prefeito João Teixeira Junior (DEM).

A primeira árvore foi plantada em 15 de dezembro de 1889, um mês após a Proclamação. No mesmo, dia, a Praça da Matriz, assim chamada por ficar em frente à principal igreja da cidade, passou a se chamar Praça da Liberdade em homenagem à queda do Império.

Rio Claro foi um dos primeiros municípios paulistas a se mobilizar politicamente para a mudança de regime. Aqui residiam ou tinham seus familiares personagens importantes do movimento republicano, como José Alves de Cerqueira César, Alfredo Ellis, Cândido Valle e Campos Salles

José Roberto Sant'Ana, historiador

A muda vai crescer ao lado daárvoreoriginal, que já completou seu ciclo de vida e está seca Foto: Prefeitura de Rio Claro/Divulgação

Sob a liderança de Cerqueira César, um dos fundadores do jornal A Província de S. Paulo, atual Estadão, Rio Claro foi a primeira cidade paulista a eleger maioria republicana na Câmara. Em quase 20 anos de atuação como advogado na cidade do interior, Cerqueira César se converteu em importante liderança regional. Foi vereador por três mandatos a partir de 1870 e construiu o alicerce para se tornar uma liderança nacional. Ao lado de Prudente de Moraes, de Itu, e de Campos Salles, de Campinas, ele teve papel decisivo no movimento pelo fim da monarquia no Brasil.

A placa comemorativa do plantio original, que havia sido furtada, foi refeita e colocada na praça em Rio Claro Foto: Prefeitura de Rio Claro/Divulgação

O ato cívico de sábado procurou ser fiel à homenagem de 1889. A placa comemorativa do plantio original, que havia sido furtada, foi refeita e colocada na praça. Os estudantes desfilaram levando as bandeiras de cada um dos Estados brasileiros. Na época, o hino nacional brasileiro ainda não tinha sido composto, por isso as bandas executaram a Marselhesa, o hino nacional francês, considerado uma ode à liberdade. No plantio do clone, além do hino francês, a banda da Guarda Mirim tocou também o hino de Rio Claro e o Hino Nacional.

Sant’Ana conta que a ideia de plantar uma árvore brasileira em homenagem à República foi dos membros do Partido Republicano local, Roberto de Almeida Leme e Paulino Carlos de Arruda Botelho. A muda foi trazida de Santa Catarina por Bruno Meyer, um catarinense de Blumenau que havia se mudado para Rio Claro. Há alguns anos, notando que a araucária estava ficando velha, os técnicos da prefeitura produziram novas mudas através da clonagem de material da árvore solitária.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.