EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Entidades cobram Margareth Menezes para manter recursos do audiovisual no eixo Rio-São Paulo

Secretária do Ministério da Cultura sinalizou mudanças no critério de distribuição do Fundo Setorial do Audiovisual

PUBLICIDADE

Foto do author Augusto Tenório
Foto do author Roseann Kennedy
Por Augusto Tenório e Roseann Kennedy

Quatro das maiores entidades da indústria audiovisual do País enviaram ofício à ministra da Cultura, Margareth Menezes, para reclamar da possibilidade de transferência de recursos de produções culturais do eixo Rio-São Paulo para outras localidades.

O grupo diz que é a favor da política de regionalização defendida pelo governo Lula, desde que não ocorra retirada de recursos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Destaca que as duas cidades concentram mais de 62% das produtoras brasileiras independentes.

A ministra da Cultura Margareth Menezes ao lado do presidente Lula da Silva. FOTO: Pedro Kirilos/ESTADÃO  Foto: PEDRO KIRILOS

PUBLICIDADE

Na avaliação do setor, a produção exige investimentos em recursos humanos, proximidade logística com fornecedores e, principalmente, infraestrutura permanente. “É o que acontece com Los Angeles e Nova York (EUA), Madri e Barcelona (Espanha) ou Paris (França)”, diz o documento.

O ofício é assinado pelos reapresentantes da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), Brasil Audiovisual Independente (Bravi), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) e Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav).

Nesta sexta-feira, 27, será instalado o novo Conselho Nacional do Cinema.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.