EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Lula considera ir ao México quando viajar aos EUA em setembro

O presidente vai aos EUA para a abertura da Assembleia Geral da ONU

PUBLICIDADE

Foto do author Caio Spechoto
Por Caio Spechoto (Broadcast)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia passar pelo México na ida ou volta de sua viagem aos Estados Unidos em setembro. O presidente vai aos EUA para a abertura da Assembleia Geral da ONU.

Lula chegou a cogitar uma visita ainda no primeiro semestre, mas a agenda ficaria corrida demais. Além disso, em setembro a eleição presidencial mexicana já terá sido realizada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  Foto: RICARDO STUCKERT/PR

PUBLICIDADE

O México, o segundo maior país da América Latina, vai às urnas este ano em uma disputa política inédita que vai opor duas mulheres. Claudia Sheinbaum, herdeira política do presidente Andrés Manuel López Obrador, enfrentará Xóchitl Gálvez, da coalizão Frente Ampla pelo México.

A disputa não é só inédita em termos de gênero, mas também na divisão das forças políticas do México. Desde que chegou ao poder em 2018, AMLO, como é conhecido, rompeu com seu Partido da Revolução Democrática (PRD) e criou uma nova legenda, o Movimento de Renovação Nacional (Morena) para fortalecer as bases de seu movimento populista de esquerda.

Obrador conseguiu unir a elite política tradicional do México contra si. Desta vez, tanto o Partido Revolucionário Institucional (PRI), que controlou a política do país por sete décadas, quanto o Partido da Ação Nacional (PAN) e o PRD estão unidos para tentar destronar o grupo do presidente.

Publicidade