PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Lula prepara revogaço de 20 medidas de Bolsonaro no comércio exterior

Foto do author Mariana Carneiro
Foto do author Julia Lindner
Foto do author Gustavo Côrtes
Por Mariana Carneiro , Julia Lindner e Gustavo Côrtes
Atualização:

Jet skis, veleiros e videogames, que tiveram as tarifas de importação reduzidas sob Jair Bolsonaro, terão o benefício revisto no governo Lula. O time do petista identificou portarias, decretos e resoluções que serão alvo de reversão em um total de 20 revogações que deverão fazer parte do revogaço prometido por Lula no início de seu governo. O diagnóstico é o de que essas medidas na área comercial beneficiaram produtos de luxo e foram concedidas sem critério técnico, a despeito de outras necessidades da indústria brasileira de importação de insumos e componentes. No revogaço, constam ainda revisões de medidas antidumping, de reduções tarifárias que violam as regras do Mercosul e de portarias que alteraram critérios de inclusão no ex-tarifário.

O Presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a reunião com parlamentares para transição de governo na manhã desta quinta-feira (10) realizada no teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasilia-DF. 10/11/2022. Foto: Wilton Junior/Estadão

PUBLICIDADE

NATA. Além de jet skis, muito usados por Bolsonaro, bolas de tênis também receberam o benefício da redução do imposto de importação sob Bolsonaro, com a inclusão na lista de exceções da tarifa externa comum do Mercosul (Letec). Setores industriais se digladiam para entrar nessa lista, e ainda não se sabe por que tais produtos foram atendidos.

LINHA. O Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) está sendo redesenhado e, embora esteja previsto um maior protagonismo do BNDES, há o entendimento de que não será usado dinheiro do Tesouro para financiar empresas, como ocorreu no passado.

CLICK. Jorginho Mello, governador eleito de SC (PL)

O governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) em reunião com membros da Defesa Civil do Estado. Foto: Reprodu

Reuniu-se com representantes da Defesa Civil e da bancada catarinense para tentar a ajuda do governo federal por danos causados pela chuva no Estado.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.