PUBLICIDADE

Defesa recorre contra decisão de cassação de Donadon

Conselho de Ética da Câmara aprovou perda de mandado do parlamentar, preso desde maio

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A defesa do deputado Natan Donadon (sem partido/RO) recorreu contra decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados que aprovou a perda de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. O recurso foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara nesta segunda-feira, 9.

PUBLICIDADE

O processo contra o parlamentar foi aberto por representação do PSB, sob alegação de que o fato de Donadon ter votado no processo de cassação do próprio mandato contraria o regimento interno da Câmara. No entanto, os advogados afirmam que, na verdade, o objeto da representação é a condenação do deputado no Supremo Tribunal Federal (STF), que já foi discutida na Casa.

"É uma tentativa desesperada de não se sabe quem de cassar o mandato do deputado Natan Donadon, como se fosse uma correção do suposto erro do plenário da Casa que não cassou seu mandato quando de representação 20/13", sustentam.

Donadon foi condenado a 13 anos, 4 meses e 10 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, por formação de quadrilha e peculato quando exercia o cargo de diretor financeiro da Assembleia Legislativa de Rondônia. Ele está preso desde o meio deste ano no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília.

Agora, o presidente da CCJ, deputado Décio Lima (PT-SC), deverá designar um relator para analisar o recurso, que será colocado em votação. Porém, a comissão não poderá anular a decisão do conselho, mas apenas decidir se concorda ou não com as razões apresentadas pela defesa. Então, ambas as decisões, do conselho e da CCJ, serão votadas no plenário.

 

As informações são do Lides, parceiro do Broadcast Político

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.