PUBLICIDADE

Em Salvador, Bruno Reis lidera com 42% das intenções de voto, diz Ibope

Três candidatos estão empatados tecnicamente em segundo lugar, aponta levantamento

Por Regina Bochicchio
Atualização:

SALVADOR – Na primeira pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral em Salvador divulgada na noite desta segunda-feira, 5, o candidato Bruno Reis (DEM) aparece em primeiro lugar, no cenário estimulado, com 42% das intenções de voto. Reis tem como principal cabo eleitoral o prefeito ACM Neto (DEM), que aparece na mesma sondagem com avaliação positiva de sua administração.

Candidato do prefeito ACM Neto (DEM), Bruno Reis (DEM) lidera com folga pesquisa eleitoral em Salvador Foto: Reprodução Facebook

PUBLICIDADE

O segundo lugar está dividido entre três candidatos, considerando a margem de erro de quatro pontos porcentuais para mais ou menos. O candidato Pastor Sargento Isidório (Avante) aparece com 10% das intenções de voto, seguido de Major Denice (PT) e Olívia Santana (PCdoB), cada uma delas com 6% de intenções de voto.

O candidato Bacelar (Podemos) aparece com 5% das intenções de voto, seguido de Cezar Leite (PRTB) com 3% das intenções de voto, Hilton Coelho (PSOL) com 2%, Rodrigo Pereira (PCO) com 1%. O candidato Celsinho Cotrim não pontuou. Brancos e nulos são 17%, e os que não sabem ou não souberam responder são 11%. Juntos, brancos e nulos e indecisos somam 28%.

Os candidatos Olívia e Bacelar, bem como o coordenador da campanha de Isidório, senador Ângelo Coronel (PSD), minimizaram os resultados dizendo que ainda é o começo da campanha em que o quadro pode se reverter, como já aconteceu antes. Rejeição

Os entrevistados foram perguntados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum. Isidório aparece com 35% de rejeição, seguido por Bacelar, com 20%, Hilton, com 18%, Olívia 16%, Denice 14%, Cezar Leite com 12%. Bruno Reis pontua 11% de rejeição, seguido por Rodrigo, com 10% e Cotrim, com 9%. De todos os entrevistados, 3% não rejeitaram nenhum candidato e 15% não sabem ou não responderam.

Avaliação de governo. O prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT), principais cabos eleitorais nestas eleições municipais – Rui tem quatro candidatos de sua base na disputa – foram avaliados. Entre os respondentes, 32% qualificaram como ótima a gestão de Neto; 35% como boa, 19% regular, 2% ruim e 4% péssima e não souberam responder, 2%. Com isso, sua gestão tem 67% de aprovação (ótimo e bom) e 6% de reprovação (ruim e péssimo).

O governo de Rui foi avaliado como ótimo por 28% dos residentes em Salvador, 36% avaliaram como boa sua administração, 26% regular, 2% ruim e 6% péssima. Com isso, a gestão de Rui tem 64% de aprovação (ótimo e bom) e 8% de reprovação (ruim e péssimo).

Publicidade

Bruno espera colher os frutos de Neto nas urnas assim como Denice, Olívia, Bacelar e Isidório pretendem aproveitar a boa maré do governador.  Em nota, a campanha da Major Denice diz que há "tendência de crescimento" da candidata e que ela vai para o segundo turno. Bruno Reisdisse que o resultado reflete o momento, mas que as pessoas estão reconhecendo o seu projeto para a cidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.