Eleitor tem mais medo de volta de Bolsonaro do que de novo governo Lula, diz pesquisa Genial/Quaest

Levantamento mostra que 19% dos brasileiros se identificam como ‘lulistas’, enquanto 12% se enquadram como ‘bolsonaristas’

PUBLICIDADE

Foto do autor Gabriel de Sousa

BRASÍLIA - Pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 3, mostra que 44% dos eleitores brasileiros têm medo do retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por outro lado, 41% dizem ter receio de uma vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2026.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Foto: Wilton Junior/Estadão

Outros 6% disseram que têm medo dos dois cenários e 4% afirmam que não possuem receio de nenhuma hipótese. Outros 5% não souberam ou não responderam.

PUBLICIDADE

A Genial/Quaest fez entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%.

O levantamento do instituto também mostrou que Lula lidera cenários de segundo turno contra todos os potenciais candidatos da direita para a eleição de 2026.

Se voltarem a se enfrentar, como no segundo turno da eleição de 2022, Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, os dois estão empatados no limite da margem de erro. Outros 3% estão indecisos e 13% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, ou se ausentar do pleito.

Os que se declaram “lulistas” são 19%, enquanto 12% se enquadram como “bolsonaristas”. Outros 12% disseram ser de esquerda, mas não lulistas, e 21% afirmaram que se identificam com a direita, mas sem serem bolsonaristas.

Publicidade

Segundo a pesquisa, 30% dos brasileiros se identificam como “anti-petistas”, enquanto 60% não de adequam ao grupo. Outros 10% não souberam responder.

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais

Vale ler também
Coluna do Estadão
Romper com o bolsonarismo é imperativo para a direita sobreviver e ter nome forte em 2030
Eliane Cantanhêde
Lula 4 enfrentará crise fiscal, mercado e bolsonarismo forte, mas desgovernado
Carlos Andreazza
Blitz lulojanonista, medo e a escolha pela ruindade previsível: hipóteses para a virada de Lula