PUBLICIDADE

Lula nomeia tucano Aloysio Nunes para cargo na Europa

Ex-senador é o segundo nome a deixar a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) depois de convite do petista, depois da também ex-senadora Marta Suplicy (PT)

Foto do author Heitor Mazzoco
Por Heitor Mazzoco
Atualização:

O ex-senador da República por São Paulo Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) assumirá cargo na Europa depois de aceitar convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chefiar a divisão de assuntos estratégicos do escritório da Apex em Bruxelas, na Bélgica. A reunião aconteceu na segunda-feira, 5.

PUBLICIDADE

“Em uma importante colaboração para fortalecer a imagem brasileira no cenário do comércio internacional, o ex-chanceler e ex-ministro da Justiça Aloysio Nunes Ferreira foi convidado pelo presidente Lula como Head of Strategic Affairs do escritório da Agência em Bruxelas. Estamos felizes em poder contar com toda a experiência para o nosso time”, disse trecho de nota divulgada pela Apex.

“Com uma vasta bagagem política e expertise em relações exteriores e comércio internacional, ele terá entre suas missões consolidar a imagem do Brasil na região. A nomeação foi confirmada em reunião com Lula e com o presidente da Agência, Jorge Viana. Aloysio Nunes esteve também com o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ao qual a Agência está vinculada.”

Aloysio Nunes durante reunião com o presidente Lula Foto: Divulgação via Apex Brasil

Até então, Aloysio Nunes estava na presidência da SP Negócios, vinculada à Prefeitura de São Paulo. Nesta terça, o ex-senador despediu-se. Este é o segundo nome importante da política paulistana a deixar o governo de Ricardo Nunes (MDB) depois de convite do governo Lula. Marta Suplicy, então secretária de Relações Internacionais, voltou aos quadros do PT para ser vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) na eleição deste ano.

“No momento em que me desligo da SP Negócios para assumir um cargo no escritório da Apex Brasil, em Bruxelas, quero agradecer todo apoio que recebi dos funcionários da agência e da equipe do prefeito Ricardo Nunes. Agradeço muito especialmente as atenções que recebi do prefeito, graças às quais a agência conheceu, em extraordinário desenvolvimento, sua missão de apoio a empresas exportadoras e atração de investimentos para nossa cidade. Pude também acompanhar de perto a dedicação incansável do prefeito no cumprimento de sua missão, com resultados que já se refletem na avaliação de sua gestão pelos munícipes”, disse.

Aloysio Nunes foi chanceler do governo Michel Temer (MDB) e ministro da Justiça e da Secretaria-Geral da Presidência da República de Fernando Henrique Cardoso. Ele também foi vice-governador de São Paulo entre 1991 e 1994, sendo o titular Luiz Antonio Fleury Filho. No Legislativo, o tucano foi deputado estadual, federal e senador.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.