Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 18, sobre as intenções de voto para a prefeitura do Recife (PE) mostra que o prefeito João Campos (PSB) mantém a liderança na disputa, com 77% de menções no cenário estimulado.
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) tem 8% e o ex-secretário estadual Daniel Coelho (PSD), 4%. A deputada estadual Dani Portela (PSOL) tem 2% e Tecio Teles (Novo), 1%. Ludmila Outtes (UP) e Simone Fontana foram citadas no cenário estimulado, mas não pontuaram, e Victor Assis (PCO) não foi mencionado. São 2% os indecisos e 6% votam branco ou nulo. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais.
Os índices de intenção de voto são similares aos do levantamento passado – não houve variação real, para além da margem de erro. João Campos oscilou um ponto para cima, de 76% a 77%. Machado foi de 6% a 8%, e Daniel Coelho, de 4% para 6%. Dani Portela e Tecio Teles mantiveram os resultados numéricos obtidos na pesquisa anterior.
A Quaest ouviu 900 eleitores de 16 anos ou mais na capital pernambucana entre os dias 15 e 17 de setembro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo PE-09154/2024.
Pesquisa espontânea
João Campos é citado por 63%. Gilson Machado é a opção de 5%, Daniel Coelho, de 2%, Dani Portela, de 1% e Técio Teles, 1%. Simone Fontana foi citada, não pontuou no índice porcentual. Na espontânea, os indecisos são 24% e 4% dizem que votarão branco ou nulo.
Rejeição
Daniel Coelho é o candidato mais rejeitado pelo eleitorado do Recife, segundo a Quaest. São 52% os entrevistados que “conhecem e não votam” no egresso da administração estadual.
O segundo candidato com o maior índice de rejeição é Gilson Machado, com 31% de menções negativas. Técio Teles, do Novo, é rejeitado por 29% dos ouvidos pela Quaest. João Campos, por outro lado, é rejeitado por 12% dos recifenses.
Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.