PUBLICIDADE

Eleições 2024: saiba quem são os pré-candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio e Belo Horizonte

Três entre as maiores capitais brasileiras já contam com, cada uma, entre oito e 11 pré-candidatos às eleições de outubro; nomes de MDB, PSOL, PSD, PL e Podemos aparecem como favoritos nas disputas até o momento

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Há seis meses das eleições municipais, pré-candidaturas aos Executivos municipais já dão o tom de como a disputa será moldada neste ano. Em três das maiores capitais brasileiras – São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (BH) – agendas de pré-campanhas e arranjos políticos para definir os vices de chapa já fazem parte da rotina de alguns partidos. O cenário, contudo, ainda pode mudar até 15 de agosto, último dia para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. Até o momento, as três cidades somam pelo menos 26 pré-candidatos.

Na maior cidade do País, oito pré-candidatos planejam disputar o voto dos mais de 9 milhões de eleitores em outubro deste ano. A capital paulistana promete refletir a polarização nacional e ter como principais candidatos o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), apadrinhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de prefeito e deputados, querem concorrer no pleito ex-ministro, sindicalista, economista e padre. Leia a reportagem completa sobre a disputa à Prefeitura de São Paulo.

Sedes das Prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (BH) Foto: Fábio Motta e Alex Silva/Estadão, Amir Martins/Prefeitura de BH

PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro, a disputa tem nove pré-candidatos até o momento. Assim como em São Paulo, os principais dois nomes à prefeitura carioca também são os apoiados por Lula e Bolsonaro. De um lado tentando o quarto mandato, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) tem o apoio de Lula; do outro, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) envolvido em suposto esquema de espionagem durante o governo do ex-chefe e agora padrinho político Bolsonaro. Partidos como PSOL, PP, MDB e Novo também têm pré-candidatos. Saiba quem são na reportagem completa sobre a disputa à prefeitura do Rio.

Já na capital mineira, nenhum dos 11 nomes colocados até o momento desponta como favorito, embora pré-candidatos à direita do espectro político tenham aparecido à frente em pesquisas recentes, como o bolsonarista Bruno Engler (PL), o senador Carlos Viana (Podemos) e o ex-deputado João Leite (PSDB). A base de Lula está dividida entre sete pré-candidaturas: o PT lançou o deputado federal Rogério Correia, enquanto PSD, PSB, MDB, PDT, PSOL e Rede também apresentaram nomes. Leia a reportagem completa sobre a disputa à prefeitura de Belo Horizonte.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.