PUBLICIDADE

Simone Tebet dá dicas culturais: livro próprio ainda não lançado e música censurada pela ditadura

Ministra do Planejamento do governo Lula também indica filme de 1995 estrelado e dirigido por Mel Gibson

Foto do author Redação
Por Redação

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), indica um livro de autoria própria, ainda não lançado, e uma música que virou hino contra a ditadura militar no País na série do Estadão “Para ver, ouvir e pensar”. A ex-senadora e ex-presidenciável também dá como dica cultural um filme norte-americano, sobre um herói escocês do século 13, vencedor de cinco categorias do Oscar.

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento do governo Lula Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Um livro

Tebet indicou um livro que ainda está escrevendo. A ministra não deu detalhes sobre a obra de autoria própria, mas informou que será publicada ainda neste ano. Ela é autora de outras publicações que tratam sobre política, democracia e desenvolvimento regional. Entre elas, está o livro “Vida e morte feminina”, que trata sobre o problema da violência, os discursos, os relatórios e os projetos de autoria de Tebet no Senado dedicados às mulheres.

Uma música

A ministra escolheu a música “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, do cantor e compositor Geraldo Vandré. Segunda colocada no Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em 1968, a composição teve a execução proibida por anos, por ter se tornado um hino de resistência contra ditadura militar e ser censurada no País. A seguir os famosos versos iniciais e o refrão da música.

Caminhando e cantando

E seguindo a canção

Somos todos iguais

Braços dados ou não

Publicidade

Nas escolas, nas ruas

Campos, construções

Caminhando e cantando

E seguindo a canção

Vem, vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora

Publicidade

Não espera acontecer

Um filme

O filme indicado por Simone Tebet é “Coração valente”, de 1995, dirigido por Mel Gibson, também protagonista, com roteiro de Randall Wallace. A produção conta a história do escocês William Wallace. Cansado da violência sofrida por seu povo por causa dos ingleses, ele resolveu liderar seus compatriotas numa guerra contra a Inglaterra e travou batalhas com o exército inimigo, apesar da grande inferioridade dos escoceses. O filme recebeu dez indicações ao Oscar e ganhou cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

Ficha técnica:

Livro: O que estou escrevendo (e será publicado em 2024)

Música: Pra não dizer que eu falei das flores, Geraldo Vandré

Filme: Coração valente, Mel Gibson

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.