PUBLICIDADE

Tarcísio desativa Secretaria de Negócios Internacionais após exoneração de secretário

Lucas Ferraz deixou o comando da pasta na quinta-feira; é a primeira reestruturação após publicação do plano “São Paulo na Direção Certa”

PUBLICIDADE

Foto do author Pedro Augusto Figueiredo
Atualização:

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) desativou nesta sexta-feira, 24, a Secretaria de Negócios Internacionais. A medida foi tomada um dia após o secretário Lucas Ferraz pedir para ser exonerado do comando da pasta. Ele estava escanteado no governo há cerca de um ano, após uma polêmica envolvendo o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a atração de investimentos para São Paulo.

PUBLICIDADE

Segundo o governo paulista, é a primeira reestruturação das secretarias após a publicação do plano “São Paulo na Direção Certa”. As atividades da pasta foram transferidas para a Casa Civil e para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Como mostrou o Estadão, o plano do governador é realizar estudos para extinguir órgãos, rever benefícios fiscais e cortar despesas de custeio para dar mais eficiência à máquina pública.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico ficará responsável por atrair investimentos externos para São Paulo e fomentar o comércio exterior, enquanto a Casa Civil cuidará das ações de cooperação com governos de outros países e entidades internacionais. Esta última terá 30 dias para publicar uma resolução informando quais cargos serão extintos ou transferidos para outras pastas.

Lucas Ferraz havia pedido para ser exonerado do comando da Secretaria de Negócios Internacionais na quinta-feira Foto: Isadora de Leão Moreira/Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria de Negócios Internacionais declarou em abril de 2023 que representantes da estatal ucraniana de aviação Antonov demonstraram interesse em investir US$ 50 bilhões no Estado, mas teriam recuado devido a declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia.

A Antonov, porém, negou a informação à época e afirmou que não tinha representantes no Brasil, o que levou ministros do governo petista a acusar o governo Tarcísio de espalhar fake news.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.