São Paulo amplia número de postos para emitir nova Carteira de Identidade Nacional; veja quais

Conforme o governo do Estado, o serviço agora está disponível em 18 unidades; ampliação será gradual

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Por Renata Okumura

Mais nove postos de atendimento passam a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Estado de São Paulo desde segunda-feira, 5. São seis unidades do Poupatempo e outras três geridas pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão vinculado à Polícia Civil. Na segunda-feira passada, 29, teve início o projeto-piloto, com a emissão do documento em nove pontos de atendimento da capital e da Grande São Paulo.

Conforme o governo do Estado, o serviço - agora disponível em 18 unidades e com agendamento pelo Poupatempo - será ampliado de forma gradual. A primeira via da CIN é gratuita.

“As vagas para os atendimentos serão inicialmente limitadas e ampliadas de acordo com a expansão do projeto para os demais postos.”

Os novos locais para atendimento são:

Postos do Poupatempo:

  • Cidade Ademar;
  • São Bernardo do Campo;
  • Osasco;
  • Franco da Rocha;
  • Santos;
  • Campinas.

As outras unidades são:

  • Demacro de Juquitiba;
  • Deinter 2 de Serra Negra;
  • Deinter 2 de Lindoia.

Na semana passada, a emissão foi iniciada pelos seguintes locais:

Postos do Poupatempo:

  • Lapa;
  • Itaquera;
  • Santo Amaro;
  • Sé;
  • Caieiras;
  • Guarulhos.

As outras três unidades são:

  • Descomplica em São Miguel, na capital;
  • Posto, em Barueri;
  • Atende Fácil de São Caetano do Sul.

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A Carteira de Identidade Nacional usa o número do CPF como registro. O documento também traz um QR Code, que permite verificar sua autenticidade ou se ele foi roubado ou extraviado.

Segundo o governo estadual, o documento será o único válido em território a partir de 2032 - até lá, as carteiras de identidade antigas seguirão sendo aceitas normalmente.

Novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser solicitado em unidades do Poupatempo.  Foto: Reprodução/Governo Federal

Como fazer a solicitação do novo documento?

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Para solicitar a CIN, é preciso baixar o aplicativo do Poupatempo e fazer agendamento prévio. A liberação de horários é feita de modo gradativo. No dia do atendimento, será preciso levar a certidão de nascimento ou de casamento.

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O governo paulista informa que, para fazer a solicitação do documento, é preciso ter uma conta gov.br no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal e não possuir outra solicitação da CIN em andamento.

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