PUBLICIDADE

SP começa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional em 9 postos de atendimento; veja onde

Documento usa o número do CPF e irá substituir o RG; por ora, atendimento nas unidades ainda é gradativo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Desde segunda-feira, 29, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser emitida em nove pontos de atendimento da capital e da Grande São Paulo. O documento pode ser solicitado em seis postos do Poupatempo e em três unidades do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), que é vinculado à Polícia Civil.

Num primeiro momento, o número de emissões será limitado - não foi informado o total -, mas elas serão ampliadas de forma gradativa. Por ora, a CIN pode ser feita nos seguintes postos do Poupatempo:

  • Lapa;
  • Itaquera;
  • Santo Amaro;
  • Caieiras
  • Guarulhos

As outras três unidades são o Descomplica em:

  • São Miguel, na capital;
  • um posto em Barueri;
  • e no Atende Fácil de São Caetano do Sul.
Novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser solicitado em unidades do Poupatempo Foto: Governo federal/Reprodução

Para solicitar a CIN, é preciso baixar o aplicativo do Poupatempo e fazer agendamento prévio. A liberação de horários é feita de modo gradativo. No dia do atendimento, será preciso levar a certidão de nascimento ou de casamento.

O governo paulista informa que, para fazer a solicitação do documento, é preciso ter uma conta gov.br no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal e não possuir outra solicitação da CIN em andamento.

Publicidade

A Carteira de Identidade Nacional usa o número do CPF como registro. O documento também traz um QR Code, que permite verificar sua autenticidade ou se ele foi roubado ou extraviado. O documento será o único válido em território a partir de 2032 - até lá, as carteiras de identidade antigas seguirão sendo aceitas normalmente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.