Frente fria chega ao Estado de SP nesta sexta-feira; cidades devem ter chuva e ventos de até 80 km/h

Defesa Civil emite alerta para fortes rajadas de vento em algumas regiões do Estado neste fim de semana. Instabilidade deve seguir até a segunda-feira

PUBLICIDADE

Por Fabio Grellet
Atualização:

Uma frente fria deve chegar ao Estado de São Paulo a partir da noite desta sexta-feira, 18. A Defesa Civil do Estado já havia emitido alerta na quinta-feira, 17, para a mudança climática e possibilidade de pancadas de chuva, com fortes rajadas de vento, raios e granizo neste fim de semana. Essas condições meteorológicas começam nesta sexta-feira e devem se estender até segunda-feira, 21.

PUBLICIDADE

“A partir desta noite, já sentiremos as mudanças do tempo. As rajadas de vento e as pancadas de chuva serão esparsas ao longo deste fim de semana em todo o Estado de São Paulo”, afirmou a Defesa Civil.

As regiões mais atingidas devem ser:

  • Araraquara;
  • Bauru;
  • Marília;
  • Presidente Prudente.

Além de chuvas intensas, nessas áreas estão previstos granizo e raios, segundo a Defesa Civil.

Na faixa leste do Estado, que abrange a capital, a região metropolitana de São Paulo e o litoral, devem ocorrer pancadas de chuva, mas principalmente rajadas de vento de até 80 km/h. Por isso, a orientação é que as pessoas não fiquem paradas embaixo de árvores.

Pedestres caminham pela Faria Lima em uma manhã de chuva na capital paulista; orientação é que as pessoas não fiquem paradas embaixo de árvores. Foto: Werther Santana/Estadão

Já nas áreas litorâneas, devido a essas fortes rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, logo, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e na orla. Recomenda-se cuidado com embarcações, que não devem adentrar o alto mar.

Publicidade

A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf, também deve ser evitada.

São Paulo

A sexta-feira começou com céu claro e temperaturas agradáveis na cidade de São Paulo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. No decorrer do dia, o tempo segue seco e ensolarado. Não há previsão de chuva.

No sábado, 19, com a mudança das condições do tempo, as temperaturas diminuem e há possibilidade de períodos com tempo nublado e chuva a qualquer hora.

A condição climática será semelhante ao longo do domingo, 20. Na segunda-feira, conforme a Climatempo, as temperaturas devem variar entre 15ºC e 26ºC . Na terça-feira, 22, a expectativa de volta do calor, com máxima podendo atingir 31ºC. Neste dia, não há expectativa de chuva na capital paulista.

Veja a previsão nos próximos dias, de acordo com a Climatempo:

PUBLICIDADE

  • Sexta-feira: entre 17ºC e 31ºC;
  • Sábado: entre 16ºC e 24ºC - previsão de chuva;
  • Domingo: entre 15ºC e 25ºC - previsão de chuva;
  • Segunda-feira: entre 15ºC e 26ºC - previsão de chuva;
  • Terça-feira: entre 15ºC e 31ºC.

Publicidade