PUBLICIDADE

Entusiastas da Proclamação fundaram o 'Estado'

Rangel Pestana um dos signatários do Manifesto Republicano (1870) foi um dos idealizadores do jornal

PUBLICIDADE

Por Carlos Eduardo Entini
 

Na época, os periódicos nada mais eram do que divulgadores dos atos oficiais, de telegramas e notícias antigas. A tentativa de comprar o Correio não deu certo. A saída foi a criação de A Província de São Paulo, hoje o Estado, em 1875. A tarefa foi encabeçada por Francisco Rangel Pestana.O educador, advogado e abolicionista, e um dos signatários do Manifesto Republicano de 1870, já tinha experiência no jornalismo desde quando cursava Direito no Largo de São Francisco. Depois, em 1866, fundou com amigos o Opinião Liberal e, dois anos depois, O Correio Nacional, todos divulgando ideias liberais e publicados no Rio.

PUBLICIDADE

Pestana e simpatizantes da causa formados basicamente por fazendeiros paulistas e advogados fundaram um jornal que se colocou como uma opção aos "debates tão necessarios para solução de problemas que interessam a seu desenvolvimento moral e material".

Apesar de a maioria dos fundadores ser membro do Partido Republicano Paulista (PRP), o jornal adotou uma postura independente de partidos.

 

 

"Não sendo orgam de partido algum nem estando em seus intuitos advogar os interesses de qualquer d'elles, e por isso mesmo collocando-se em posição de escapar ás imposições do governo, ás paixões partidarias e ás seducções inherentes aos que aspiram ao poder e seus proventos, conta A Provincia de São Paulo fazer sua independencia o apanagio de sua força e a medida da severa moderação, sisudez, franqueza, lealdade e criterio em que fundará o salutar prestigio a que destina-se a imprensa livre e consciente", explicou o jornal na primeira edição, de 4 de janeiro de 1875.

Um dos principais objetivos dos fundadores da Província chegou mais de 14 anos depois e foi publicado em letras garrafais na capa de 16 de novembro de 1889, "Viva a Republica". Na página seguinte, a notícia da Proclamação veio em forma de transcrição de telegrama descrevendo toda a movimentação e o clima do dia anterior.

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.