Em 1911, usuário reclama de maus-tratos no bonde
No Brasil, a regulamentação específica só veio em 1991 com o Código do Consumidor. Veja "O cliente tem razão".
Mas antes de todo o aparato legal que conhecemos, o cliente sempre teve razão nas páginas do Estado.
Desde 1910 o jornal dedica espaço ao consumidor. A seção " Queixas e Reclamações" foi publicada pela primeira vez em 21 de abril. A carta que inaugurou a seção reclamava sobre os buracos na rua João Teodoro.
Conheça algumas reclamações centenárias ou quase que ainda parecem ser atuais.
Março de 1900, carta enviada e não recebida
1908, leiloeiros enganam o público
1920, desrespeito ao lugar marcado no ingresso do cinema
1920, passageiro retirado do avião sem explicação
Das seções de cartas também já sairam investigações. Em 1911, um leitor denunciava o descaso com uma correspondência que só chegou 5 anos depois de enviada. A reclamação gerou uma investigação do jornal que, mais tarde, desvendou um grupo de corruptos.
Pesquisa e Texto: Rose Saconi, Lizbeth Batista e Carlos Eduardo Entini
Siga o Arquivo Estadão: twitter@estadaoarquivo e facebook/arquivoestadao