Uma campanha publicitária dirigida para o público jovem que tem como mote a diversidade racial e sexual. Mulheres e homens negros tatuados, além de uma transexual, protagonizam a peça do Banco do Banco do Brasil que tinha como estratégia divulgar o serviço de abertura de conta corrente no celular. Tinha porque ela foi vetada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. O tipo de representação não agradou. Segundo o presidente, não se trata de "perseguir minoria nenhuma". "A massa quer o quê? Respeito à família", declarou. O episódio abriu mais uma polêmica no governo, já que o intuito de Bolsonaro era controlar o teor de todas as campanhas das estatais. Mas ele foi contrariado pela própria Secretaria de Governo, que disse que a medida fere a Lei das Estatais.
Debatemos o caso no programa de hoje com o publicitário e empresário Celso Loducca. Para ele, a campanha vetada do Banco do Brasil "estava tecnicamente perfeita", partindo da premissa que a ideia era rejuvenescer a marca. Loducca diz que o veto do presidente contradiz diretamente o conceito de liberdade, enfraquece a estratégia comercial da instituição e representa um retrocesso na busca de uma sociedade mais tolerante. "É o oposto para onde a boa propaganda, a boa publicidade, deve ir. Que é realmente falar a linguagem das pessoas", analisa. Ouça no player acima.
Ainda neste tema, ouvimos a análise do editor do BR18, Marcelo de Moraes. Ele destaca o quanto o veto pegou mal na ala mais liberal do governo.
Confira também os comentários de José Nêumanne Pinto na coluna "Direto ao Assunto".
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Trecho da propaganda do BB retirada do ar após veto do presidente (Reprodução)
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